Dissertação

Espaços Públicos Urbanos Adjacentes a Vias Ferroviárias: (Linhas de Orientação para uma Intervenção) (Linhas de Orientação para uma Intervenção) EVALUATED

A presente dissertação pretende explorar as áreas limítrofes de espaços públicos urbanos, nomeadamente aqueles que se encontram ao longo das vias ferroviárias em funcionamento. Esses espaços, devido à natureza limite e características ambientais menos favoráveis ao ser humano, tendem a cair em desuso, sendo facilmente convertidos em vazios urbanos, com vivências mais ou menos obscuras do ponto de vista social. Por se tratar de um espaço idêntico ao tratado na cadeira de Projecto Final do Mestrado Integrado em Arquitectura do Instituto Superior Técnico do ano lectivo de 2007/2008, surgiu o interesse de aprofundar o estudo nesta área. Sentiu-se igualmente a necessidade, aquando da realização do projecto, de apoio teórico para a realização da cadeira. Assim, e com base em alguns casos de estudo: High Line, em Nova Iorque; viaduto A8erna, em Zaanstad; e Promenade Plantée, em Paris; propõem-se linhas de orientação para uma intervenção nesses espaços de modo a que estes possam voltar a ser integrados na cidade e utilizados pelos seus habitantes e visitantes. Com as notas conclusivas apresenta-se uma crítica ao trabalho realizado na cadeira de Projecto, baseada nas linhas de orientação delineadas no estudo.
Espaço Público, Vias Ferroviárias, Vazios Urbanos, Espaços Limítrofes

novembro 23, 2009, 15:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

CO-ORIENTADOR

José Manuel Caré Baptista Viegas

Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura (DECivil)

Professor Catedrático

ORIENTADOR

Bárbara dos Santos Coutinho

Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura (DECivil)

Professor Auxiliar Convidado