Dissertação

Estacionamento Intensivo em Malhas Históricas Consolidadas EVALUATED

A proposta de um estacionamento intensivo numa malha consolidada do centro histórico de Lisboa levanta questões sobre a dificuldade de intervir num património edificado que simultaneamente, deve preservar a sua identidade cultural e adaptar-se à vivência contemporânea de uma cidade em constante mutação. Dada a crescente influência do automóvel nos fluxos urbanos, o estacionamento surge como uma questão absolutamente central quando se pensa e desenha cidade. Surgindo como alternativa ao estacionamento de superfície, o estacionamento intensivo optimiza a área utilizada pela compactação das vagas em estruturas elevadas ou subterrâneas. No panorama do actual Plano de Revitalização da Baixa-Chiado tem vindo a ser criada uma vasta rede de estacionamentos intensivos de capacidade reduzida para moradores e comerciantes que em vez de persuadir o aumento da circulação automóvel por parte dos visitantes do centro histórico, procura retirar este veículo do espaço público, devolvendo-o ao cidadão. Cada vez mais a integração destas estruturas na praticis urbana ilustra uma mudança comportamental e vivencial dos cidadãos que, em coordenação com um eficiente sistema de circulação à micro e meso escala, alteraram os parâmetros de mobilidade urbanos nas últimas décadas das nossas cidades.
Cidade Contemporânea, Automóvel, Estacionamento Intensivo, Centro Histórico Lisboa, Mercado Chão do Loureiro

novembro 25, 2008, 14:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Bárbara dos Santos Coutinho

Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura (DECivil)

Professor Auxiliar Convidado