Dissertação

Os Percursos Mecanicamente Assistidos como Incentivo à Circulação Pedonal: O caso do Centro Histórico de Lisboa O caso do Centro Histórico de Lisboa EVALUATED

O objecto central da presente dissertação é o estudo de percursos pedonais mecanicamente assistidos, mais concretamente no centro histórico da cidade de Lisboa, e de como a introdução de sistemas de apoio à mobilidade (meios mecânicos) pode contribuir para a melhoria e incentivo da circulação pedonal neste território. Tendo em conta o discurso desenvolvido, o trabalho divide-se em três partes distintas. Na primeira parte pretende-se enquadrar o tema da mobilidade urbana, em geral, e da mobilidade pedonal, em particular, não só ao nível do seu contexto histórico mas também em relação a conceitos que lhes estão implícitos. Introduz-se ainda o tema dos percursos mecanicamente assistidos, através da análise de experiências nacionais e internacionais. A segunda parte trata da zona da Baixa de Lisboa e colinas envolventes relativamente ao tema dos percursos pedonais assistidos. Procede-se à caracterização da zona em estudo, identificam-se os factores que mais condicionam o bom funcionamento da rede pedonal nessa área da cidade. Finalmente elaboram-se propostas para desenvolver novos percursos pedonais assistidos ou melhorar os existentes. Por último, apresentam-se considerações finais sobre o trabalho realizado, reflectindo sobre a introdução de meios mecânicos nos percursos pedonais de uma zona histórica como é a Baixa Pombalina, e sobre como uma rede pedonal planeada pode funcionar como alternativa ao automóvel, principalmente no que diz respeito a deslocações de curta distância.
Meios mecânicos, Circulação pedonal, Percursos assistidos

novembro 19, 2008, 9:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Fernando José Silva e Nunes da Silva

Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura (DECivil)

Professor Catedrático