Dissertação

Performance-based design for evacuation EVALUATED

O crescente número de desastres associados a grandes concentrações de pessoas tem vindo a promover uma maior responsabilidade na concepção de edifícios que permitem uma evacuação em segurança. Consequentemente, tem havido um investimento no desenvolvimento de ferramentas que avaliam o desempenho de evacuação de um edifício. O emprego dessas ferramentas tem sido essencialmente limitado a fases finais de projecto. Esta aplicação é limitada, uma vez que em fases finais o arquiteto está condicionado pela pouca flexibilidade em implementar mudanças relevantes. Performance-Based Design (PBD) é uma abordagem de projecto que tenta resolver esse problema. Usando PBD, o arquiteto integra feedbacks de avaliação de desempenho quantificáveis ​​em fases iniciais do projecto, o que permite ao arquitecto desenvolver um processo de projecto informado. No desenvolvimento de um projeto, o arquitecto considera continuamente caminhos de exploração alternativos. No entanto, no contexto de PBD, o tempo e o trabalho necessários para avaliar alternativas inibem o número de variações que o arquitecto está disposto a experimentar. A modelação paramétrica (PM) apresenta-se como uma potencial solução para este problema. Na PM, o arquitecto, em vez de definir uma solução específica, desenvolve um modelo que define um conceito de projecto. Esse modelo permite gerar automaticamente variações dentro desse conceito. Neste trabalho, exploramos a combinação de PM e de ferramentas de simulação de evacuação, dentro do contexto de PBD. Espera-se que, na combinação destas tecnologias emergentes, seja possível fazer uma aplicação mais vantajosa de ferramentas de simulação de evacuação no desenvolvimento de projetos arquitectónicos mais seguros.
Modelação Paramétrica, Performance-Based Design, Evacuação, Simulação

Junho 29, 2018, 10:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

António Paulo Teles de Menezes Correia Leitão

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Auxiliar