Dissertação

Arquitetura escolar: análise comparativa de operações de reabilitação contemporêneas na região de Lausanne (Vaud, Suíça) EVALUATED

O presente trabalho tem como tema a reabilitação contemporânea de arquitetura escolar. Analisam-se, em particular, os exemplos de reabilitação de edifícios escolares do ensino primário e secundário na região de Lausanne (Vaud), na Suíça, comparando as intervenções de modo a identificar critérios conceptuais comuns nas estratégias de reabilitação adotadas. Considera-se pertinente avaliar a capacidade de transformação e adaptação das escolas existentes aos desafios que lhe são colocados atualmente. A reabilitação escolar permite tirar partido da implantação consolidada no tecido urbano dos edifícios escolares existentes, contribuindo também para a preservação do património escolar. Este trabalho recorre à análise espaço-funcional das operações de reabilitação a partir da definição de critérios que possibilitam uma visão global do projeto de reabilitação, desde a escala urbana até à conceção dos espaços escolares. Tomam-se como casos de estudo desta dissertação sete operações de reabilitação de escolas destinadas ao ensino primário e secundário da região de Lausanne. A análise comparativa dos projectos selecionados possibilita a contextualização de cada projeto no conjunto das intervenções escolares contemporâneas, identificando conceitos comuns e criando uma leitura unitária das reabilitações do parque escolar na região de Lausanne. Estabeleceram-se quatro critérios de análise das operações de reabilitação – relação com o espaço público, implantação do programa coletivo, sistemas de circulação, concepção dos espaços escolares – que dão a conhecer o impacto espaço-funcional das intervenções. Para cada critério, distinguem-se duas estratégias conceptuais e analisa-se a sua implementação, considerando as características e constrangimentos inerentes a cada escola.
Arquitetura escolar, Reabilitação escolar, Programa escolar coletivo, Património escolar, Lausanne

Novembro 8, 2016, 10:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Catarina Wall Gago

École Polytechnique Fédérale de Lausanne

Researcher/Lecturer

ORIENTADOR

Teresa Frederica Tojal de Valsassina Heitor

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Professor Catedrático