Dissertação
Educação e Cidade: o Espaço Público como Espaço de Aprendizagem. O caso de estudo da Cidade de Setúbal EVALUATED
Segundo os princípios da Carta das Cidades Educadoras (2020), a Cidade Educadora deve comprometer-se a apoiar e desenvolver oportunidades e ferramentas que promovam a educação integral dos seus cidadãos, através da colaboração entre município, entidades/organizações e comunidade locais. Neste enquadramento, a presente dissertação tem como objetivo principal discutir o espaço público urbano sob o tema dos espaços de aprendizagem, explorando-o enquanto agente educativo inserido na estratégia do movimento das Cidades Educadoras. Explora-se o potencial educativo inerente aos espaços públicos, analisando como estes podem refletir a nível das suas condições morfológicas e espaço-funcionais os princípios das Cidades Educadoras. A investigação foca-se na Cidade de Setúbal, uma das 88 Cidades Educadoras portuguesas, e como estudo de caso o Jardim Multissensorial das Energias, uma iniciativa educativa estabelecida pelo município em 2018. A metodologia aplicada ao caso de estudo teve como base a Avaliação Pós Ocupação que permitiu realçar as oportunidades e problemáticas do espaço, considerando a perspetiva do utilizador, bem como formular respostas interventivas adequadas à realidade. Verifica-se que olhar para o espaço público como um espaço de aprendizagem é entender o espaço público enquanto elemento potenciador da oferta educativa urbana, a nível formal e informal. Considerando-se um lugar de encontro e partilha de valores entre toda a comunidade, o espaço público tem também a capacidade de ser palco educativo quer a partir das suas características morfológicas como do ambiente educativo que proporciona.
dezembro 2, 2021, 10:0
Publicação
Obra sujeita a Direitos de Autor
Orientação
ORIENTADOR
Teresa Frederica Tojal de Valsassina Heitor
Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)
Professor Catedrático
ORIENTADOR
Maria Alexandra De Lacerda Nave Alegre
Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)
Professor Auxiliar