Dissertação

Ler o projecto. Uma reflexão sobre a prática e o conhecimento em arquitectura no estudo para o Campus da Alameda EVALUATED

A presente investigação procura compreender uma possível proposta de Estrutura e Conteúdo para o Conhecimento em Arquitectura, a sua aplicação e consequente contributo para o conhecimento-base da disciplina. Como ponto de, pretende-se fazer um enquadramento teórico-metodológico a partir da obra de Vitruvius e a sua crítica. Neste sentido, desenvolve-se, enquanto resposta, uma proposta distinta baseada no conhecimento tácito e na prática da disciplina, a partir da obra de vários autores. Na consolidação desta disposição, recorre-se a um caso de estudo cujos dados são recolhidos a partir de um método de observação participada. O caso de estudo é o Estudo para o Campus da Alameda, Instituto Superior Técnico desenvolvido com uma equipa multidisciplinar que tem, enquanto Arquitecto Responsável, o Arq. João Pedro Falcão de Campos. A partir deste caso de estudo e da sua exposição ilustrativa e diagramática, é feita uma leitura do processo a partir das suas fases e das suas propostas de transformação. De seguida, é feita uma leitura através dos conceitos de Necessidades/Oportunidades, Análise, Operação, Avaliação e Transformações e apresentada as 10 propostas finais relativas ao caso. Formulam-se, em conclusão, observações derivadas das posturas de análise -into, -for e -through relativos à aplicação do quadro teórico-metodológico, do caso, da prática arquitectónica e do método de análise utilizado. Esta investigação assume um carácter experimental e exaustivo que tenciona observar a capacidade de aplicação do quadro teórico-metodológico e das leituras resultantes, pretende contribuir enquanto objecto documentativo do caso e contribuir para a continuidade de uma reflexão com antecedentes históricos.
Conhecimento, Estrutura, Tácito, Conteúdo, Prática

Novembro 16, 2018, 15:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Teresa Frederica Tojal de Valsassina Heitor

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Professor Catedrático