Dissertação

Vittorio Gregotti, o pensamento teórico no projeto de arquitetura. O Centro Cultural de Belém como caso de estudo EVALUATED

A presente investigação procura compreender a relação entre o pensamento teórico e a prática da disciplina da arquitetura na obra de Vittorio Gregotti. Para tal, foi proposto partir do estudo geral da obra teórica de Gregotti para a análise do reflexo do seu pensamento numa obra edificada, tendo-se selecionado como caso de estudo o Centro Cultural de Belém. O percurso de Gregotti é marcado pela produção teórica em complemento da prática. A sua obra teórica incide sobre temas da disciplina da arquitetura, tais como as principais questões em torno da cidade e do seu território, por meio da reflexão sobre os materiais da arquitetura, procurando promover o debate da disciplina. Reconhecendo-se a complexidade da obra de Gregotti, estabelece-se uma revisão bibliográfica centrada na compreensão dos princípios organizadores do seu pensamento. Partindo deste conhecimento, procura-se compreender o projeto do Centro Cultural de Belém na obra de Gregotti através do estudo dos principais conceitos identificados para a leitura do caso de estudo, cuja análise atenta ao momento de concurso e de construção. Os princípios de antropogeografia, história, monumentalidade e modificação são avaliados enquanto valores fundamentais para o estudo do lugar de Belém. Concretizado numa opção modular que gera um esquema de espaços envoltos e espaços envolventes, o Centro Cultural de Belém é lido à luz daquilo que Gregotti entende como elementos de crítica para abordar um projeto: a precisão, a simplicidade, a ordem e a organicicidade.
Vittorio Gregotti, Centro Cultural de Belém, pensamento teórico, projeto de arquitetura, Belém

Junho 28, 2019, 10:0

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Orientação

ORIENTADOR

Bárbara dos Santos Coutinho

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Professor Auxiliar Convidado