Dissertação
Museus de arte contemporânea em edifícios préexistentes: condicionalismos e arquitetura. Os casos de estudo da Punta della Dogana e da Fondazione Prada EVALUATED
Esta dissertação analisa a ação de projetar um museu de arte contemporânea em edifícios preexistentes. Como tal, recorre à análise de dois casos de estudo que verificam esta realidade: a Punta della Dogana, em Veneza, um projeto de Tadao Ando, e a Fondazione Prada, em Milão, um projeto do gabinete OMA. Com a intenção de identificar os fatores e condicionalismos que afetam o processo de reconversão de edifícios preexistentes em museus de arte contemporânea realiza-se uma leitura histórica da evolução da instituição museológica e da transformação do espaço que lhe é destinado até à atualidade, dando ênfase para o período entre o século XVIII e XX, e terminando com alguns exemplos de museus projetados para espaços com anteriores funções que foram objeto de um trabalho de reconversão. Este tema é pertinente pois uma das respostas arquitetónicas atuais para o museu de arte consiste no reuso de edifícios preexistentes que apresentam estruturas de grandes dimensões, sem impedimentos espaciais, revelando características favoráveis à exposição da criação contemporânea. A análise dos dois casos de estudo traduz as principais condicionantes e limitações existentes neste tipo de trabalho, desde imposições legislativas a restrições físicas e patrimoniais. Ainda assim, as decisões dos arquitetos demonstram que é possível conciliar arquitetura contemporânea e património preexistente, respeitando a história do local e o edificado. A comparação entre os dois casos conclui que este tipo de abordagem arquitetónica para museus de arte contemporânea pode ser uma estratégia interessante em termos arquitetónicos, museológicos e curatoriais.
junho 29, 2018, 16:30
Publicação
Obra sujeita a Direitos de Autor
Orientação
ORIENTADOR
Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)
Prof Auxiliar Convidado