Dissertação

Integrating structural performance in algorithmic design EVALUATED

A exploração do design de um edifício procura encontrar uma proposta que vá ao encontro de certos objetivos estabelecidos, nomeadamente eficiência estrutural. Os requisitos estruturais são endereçados pelo engenheiro que despende uma quantidade significativa de tempo a construir o modelo analítico desse projeto, para informar o arquiteto sobre a sua eficiência. Tendo em consideração este feedback, o arquiteto modifica ou ajusta o projeto e envia‐o de volta para o engenheiro, resultando este processo em múltiplas interações entre os dois profissionais. Isto pode causar atrasos ao projeto, uma vez que o arquiteto introduz frequentemente alterações ao projeto e o engenheiro tem que redesenhar o modelo analítico. Hoje em dia, para acelerar a implementação de mudanças no projeto, podemos tirar partido das abordagens de Design Algorítmico (DA), para produzir mudanças sistemáticas e explorar soluções alternativas. No entanto, quando o arquiteto deseja avaliar estruturalmente as diferentes variações obtidas, os modelos analíticos têm que ser especificamente criados para análise e a sua produção consome uma quantidade de tempo considerável. Esta tese pretende explorar uma interconexão entre uma abordagem ao design baseada em algoritmos e a automatização da análise estrutural. Desta forma, o arquiteto que usa o DA recebe um feedback mais rápido acerca do comportamento estrutural dos seus projetos para o ajudar nas fases iniciais do processo de design. Utilizando a metodologia proposta, um único programa de computador consegue descrever o modelo pretendido, bem como os modelos analíticos estruturais. A esta abordagem deu‐se o nome de Design e Análise Algorítmicos (DAA).
Design Algorítmico, Design e Análise Algorítmicos, Análise Estrutural, Integração de Design Estrutural

Junho 27, 2018, 15:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

António Paulo Teles de Menezes Correia Leitão

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Auxiliar