Dissertação

A arquitectura de espaços exteriores de recreio das escolas básicas do 1º ciclo EVALUATED

A investigação tem como objectivo contribuir para o entendimento do espaço exterior de recreio enquanto espaço que resolve os maiores problemas que surgem da condição social da criança na sociedade do século XXI. A intenção é a de reflectir sobre as qualidades que este espaço deve garantir para que o desenvolvimento da criança aconteça de forma apropriada, uma vez que agora se encontra privada de brincar nos espaços onde anteriormente existia liberdade para tal. São investigados e apresentados diversos pontos de vista que defendem o espaço exterior de recreio como o espaço apropriado na sociedade actual para o desenvolvimento físico, mental, cognitivo e social da criança. Este é o espaço no qual a criança deve ter liberdade para brincar e encontrar riscos e desafios, que não comprometendo a sua segurança, lhe permitem crescer e desenvolver em harmonia as suas capacidades. É também o espaço que deve devolver à criança o contacto com a natureza e com os seus elementos naturais, fomentando princípios de sustentabilidade e consciência ambiental. Para tal, são investigados diversos princípios orientadores, temas, elementos construídos e valores, que o espaço exterior de recreio deve respeitar e incluir, à luz de exemplos internacionais. Foram ainda selecionadas duas escolas como casos de estudo das escolas do 1º ciclo do ensino básico da cidade de Gaia, sobre as quais incidirá a investigação. O estudo permitirá uma leitura das preocupações associadas ao desenho deste espaço escolar, através do confronto da informação recolhida, com as políticas e legislações em vigor no nosso país.
Recreio escolar, Espaço exterior de recreio, Arquitectura escolar, Escolas do 1º ciclo, Arquitectura para a criança, Vila Nova de Gaia

Novembro 26, 2018, 17:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Maria Alexandra De Lacerda Nave Alegre

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Professor Auxiliar