Disciplina Curricular
Modelação de Informação de Edifícios Históricos MIEH
Mestrado Integrado em Arquitetura - MA 2021
Contextos
Grupo: MA 2021 > 2º Ciclo > Opções Livres
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Pré-requisitos
Os alunos devem possuir conhecimentos prévios sobre ambientes de modelação BIM.
Objectivos
A unidade curricular visa a introdução ao estudo, representação e documentação do património arquitetónico através de meios digitais. Pretende-se a aquisição de conceitos e competências quanto ao entendimento do potencial da tecnologia BIM, e sua problemática, aplicada ao âmbito específico do património arquitetónico nas suas diversas vertentes (e.g. gestão de documentação histórica, construção, gestão, manutenção) através da criação de modelos de informação, desenvolvidos a partir de nuvens de pontos - dados geométricos 3D com precisão milimétrica – essenciais ao registo da autenticidade formal desses modelos. Pretende-se refletir sobre a aplicação das tecnologias de prototipagem rápida no desenvolvimento de modelos físicos que permitam narrar os valores culturais intrínsecos aos edifícios e sítios históricos.
Programa
O programa aborda três tópicos principais: 1. Levantamentos automáticos 3D sem contacto (laser scanning e fotogrametria); 2. Modelação BIM com base em nuvens de pontos; 3. Criação de modelos físicos recorrendo a tecnologias de prototipagem rápida.
Metodologia de avaliação
100% de avaliação contínua
Componente de Competências Transversais
As competências transversais a desenvolver são as seguintes: Pensamento crítico 25% (pensamento crítico: 10%; criatividade: 5%; capacidade de resolução de problemas: 10%). Competência interpessoal 10% (comunicação oral: 5%; trabalho em equipa: 5%). Competência intrapessoal 15% (espírito de iniciativa: 5%; motivação pessoal: 5%; tomada de decisão: 5%). Cidadania global 20% (ética: 10%; deontologia profissional: 10%). Literacia da informação e dos media 30% (utilização de ferramentas informáticas na ótica do utilizador: 10%; procura e gestão de informação: 10%; estruturação e formatação de documentos: 10%). A componente das competencias transversão tem um contributo de 30% para a avaliação global da UC.
Componente Laboratorial
A introdução a conceitos, metodologias de trabalhos e ferramentas indispensáveis ao desenvolvimento dos exercícios serão abordados em meio laboratorial em consonância com a vocação marcadamente experimental de AHBIM.
Componente de Programação e Computação
Serão abordados e discutidos conceitos e metodologias no âmbito da programação visual aplicada ao desenvolvimento de objetos de património a partir de nuvens de pontos, recorrendo, preferencialmente, ao ambiente de modelação BIM Autodesk Revit e à linguagem de programação Dynamo.
Princípios Éticos
Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho de grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.