Disciplina Curricular

Património e Culturas Digitais PCD

Mestrado Integrado em Arquitetura - MA 2021

Contextos

Grupo: MA 2021 > 2º Ciclo > Opções Livres

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Pré-requisitos

Não aplicável

Objectivos

A unidade curricular de Património e Culturas Digitais pretende analisar e discutir o modo como as tecnologias da informação têm transformado os processos de estudo, conservação, divulgação e fruição do património cultural, com especial destaque para o património arquitectónico e os museus. A partir de bibliografia especializada, de recursos online e de contributos de profissionais de diversas áreas, serão identificadas e debatidas questões actuais, designadamente em torno dos sistemas de informação para o património e da digitalização de colecções museológicas, tendo em conta a sua apropriação por parte de diferentes públicos. Entre os debates a realizar, propõe-se uma reflexão sobre o impacto social da digitalização de bens culturais, considerando não apenas as iniciativas de instituições de referência, mas também novas dinâmicas criativas e curatoriais em rede.

Programa

1. Introdução à unidade curricular. Conceitos fundamentais no domínio do património cultural. Digitalização de bens culturais vs. património digital. 2. Evolução tecnológica e culturas digitais - breve perspectiva histórica. 3. Sistemas de informação para o património cultural. Inventário, documentação e utilização por diferentes públicos. Plataformas de referência, à escala nacional e internacional. 4. Tecnologias digitais e património arquitectónico: dos processos de levantamento à reconstituição virtual. 5. O impacto das tecnologias digitais na experiência dos visitantes de museus, monumentos e sítios. Interfaces e sistemas de mediação. Realidade expandida e interactividade. 6. Monumentos e iconografia urbana na era digital. Dinâmicas participativas e redes sociais. 7. Museus de arte: digitalização de colecções e acesso aberto. 8. Museus virtuais: das experiências pioneiras dos anos 1990 a propostas recentes. 9. Investigação e curadoria em rede. Projectos em contextos e espaços diversos. 10. Entre a esfera institucional e as expectativas dos públicos: temas e questões actuais.

Metodologia de avaliação

A unidade curricular de Património e Culturas Digitais propõe um método de ensino teórico-prático, com recurso a ferramentas e meios de comunicação digitais e em rede. A participação dos alunos é incentivada e avaliada ao longo de todo o semestre, tanto nas actividades a realizar em aula, como na componente de trabalho autónomo. Componentes da avaliação: - Questionários intercalares, a realizar individualmente, em aula (50%). Cada aluno terá oportunidade de realizar três questionários ao longo do semestre, contando apenas as duas melhores notas (25% cada). - Trabalho final, a realizar em grupos de 3 a 4 alunos, com apresentação em aula e entrega em formato PDF ou vídeo (50%).

Componente de Competências Transversais

O carácter transdisciplinar desta unidade curricular convoca várias competências transversais, nomeadamente: a) a abordagem ao património, numa perspectiva de valorização da diversidade cultural, visa promover a o diálogo intercultural, a tolerância e a cidadania global; b) as actividades propostas procuram contribuir para aumentar a literacia digital; c) os debates realizados nas aulas, os questionários e o trabalho de grupo pretendem também fomentar a reflexão, o pensamento crítico e a integração de conhecimentos adquiridos noutras áreas, assim como desenvolver competências de comunicação oral e escrita. Estas competências transversais estão subjacentes a todo o processo de avaliação, tanto na componente individual (50%) como no trabalho de grupo (50%).

Componente Laboratorial

Não aplicável

Componente de Programação e Computação

Não aplicável (UC de 2º ciclo)

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho de grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Disciplinas Execução

2023/2024 - 2º semestre

2022/2023 - 2º semestre

2021/2022 - 2º Semestre