Disciplina Curricular

Projecto de Arquitectura VIII PA-VIII

Mestrado Integrado em Arquitetura - MA 2021

Contextos

Grupo: MA 2021 > 2º Ciclo > Área Principal

Período:

Peso

12.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Desenvolvimento de competências para uma maior apróximação do exercício da profissão por simulação à realidade da intervenção na cidade através de programas arquitetónicos sobre edifícios existentes e novos com diferentes usos e funções. Compreensão da complexidade da prática arquitetónica requeridas pela pesquisa dos componentes funcionais, construtivos, ambientais e económicos. Formalização de intervenção arquitectónica de dimensão significativa em contexto urbano e da sua transformação. Desenvolver capacidades de organização da forma arquitetónica e a integração e compatibilização com as diferentes especialidades que acompanham o projeto de arquitetura. Desenvolvimento do projeto de arquitetura, desde a fase de anteprojecto até à fase de projecto de execução, com foco nas soluções de materialização construtiva. Desenvolvimento da capacidade gráfica, escrita e oral necessária ao trabalho em equipa, à integração da informação técnica e de comunicação à obra.

Programa

1- Interpretação crítica do programa da intervenção. Registo, levantamento e análise do contexto do local. Formulação programática. Proposta conceptual do objecto arquitetónico nos aspectos, funcionais, espaciais, formais e construtivos do projecto de execução. 2 - Elaboração da fase de anteprojecto da proposta arquitetónica até à fase de projecto de execução. Investigação projectual reportando: programa; usos; espaço urbano e edificado; conformação do espaço público e privado; caracterização da relação com os ambientes exteriores, transição e interiores; morfologia, tipologia e discurso. Escladas de intrevenção: Esc 1:200 até 1:2. 3 - Desenvolvimento da proposta na fase de projecto de execução e de comunicação à obra. 4 - Módulo de Reabilitação de Edifícios - Patologia e Reabilitação das Construções.

Metodologia de avaliação

100% de avaliação contínua

Componente de Competências Transversais

Através da integração de competências transversais nas UCs de Projeto de Arquitetura promove-se o desenvolvimento das capacidades de: i) reflexão, pesquisa e auto-aprendizagem i.e., compreensão da dimensão e natureza do problema em estudo; consulta, organização e produção de informação sobre o problema em estudo; integração e relação de conhecimentos adquiridos noutras áreas; ii) comunicação e transmissão de ideias e intenções conceptuais, i.e. conhecer e aplicar: diferentes modelos físicos (descritivos) para apoio à elaboração de projectos; diferentes estratégias de representação bi e tridimensional e comunicação visual de acordo com a fase e tipo de desenvolvimento do projecto; diferentes meios para partilhar e comunicar ideias; iii) trabalhar autonomamente e em grupo. A percentagem das componentes transversais na avaliação é de 20%.

Componente Laboratorial

A componente laboratorial envolve o trabalho prático desenvolvido em ambiente de estúdio. Os estudantes são iniciados no trabalho de projeto e são encorajados a transferir e aplicar os conhecimentos adquiridos nos seminários. A actividade laboratorial (atelier de projeto) concentra-se em: compreensão do problema em estudo; representações de ideias e formas, adquiridas pela prática do desenho, observação e uso de ferramentas de comunicação visual; conhecimento prático do processo de construção, em termos de aspectos técnicos e processuais; desenvolvimento de rotinas de trabalho colaborativo e multidisciplinar.

Componente de Programação e Computação

A UC incorpora valências de computação através da produção assistida por computador de desenhos e modelos tridimensionais de suporta à digitalização tridimensional. Na implementação destas competências os estudantes desenvolvem actividades similares à desenho paramétrico, geometria em ambiente computacional, gramáticas de forma e de programação de formas arquitectónicas. Exercitam ainda a exportação e integração de modelos digitais em diferentes sistemas de simulação de desempenho em ambientes de projecto. O peso do contributo desta componente ao longo do desenvolvimento da UC é de 20% do tempo do trabalho autonomo do estudante.

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho de grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Disciplinas Execução

2023/2024 - 2º semestre

2022/2023 - 2º semestre

2021/2022 - 2º Semestre