Disciplina Curricular
Materiais de Construção MCon
Mestrado Integrado em Arquitetura - MA 2021
Contextos
Grupo: MA 2021 > 1º Ciclo > Área Principal
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Pré-requisitos
É recomendado que os alunos concluam as unidades curriculares de Física e Resistência dos Materiais
Objectivos
Este curso pretende dotar os futuros arquitectos de conhecimentos técnicos e capacidade de decisão relativamente aos materiais a incorporar na construção. Compreensão do comportamento, durabilidade e aplicação dos materiais de construção de utilização mais frequente: pedras naturais; cerâmicos; vidros; ligantes; argamassas; betões; alvenarias; metais; madeira; derivados; polímeros; tintas; compósitos. Os materiais são abordados em termos da sua estrutura, principais propriedades, caracterização, aplicações e compatibilidade em soluções construtivas tradicionais e actuais. Estudo dos materiais orientado para os vários produtos da construção e elementos construtivos que os incorporam. Aprendizagem interactiva apoiada em exemplos de casos reais, aulas de laboratório, visitas de estudo e no contacto directo com os materiais.
Programa
Introdução e evolução histórica dos materiais de construção. Estrutura interna e propriedades dos materiais metálicos, cerâmicos, poliméricos e compósitos. Génese, produção e características físicas, químicas e mecânicas dos materiais de construção mais correntes: pedras naturais; cerâmicos; vidros; ligantes inorgânicos; argamassas; betões; materiais metálicos ferrosos e não ferrosos; madeira; derivados; cortiça; polímeros; tintas; compósitos. Aplicações e comportamento geral, compatibilidade e durabilidade dos materiais em soluções construtivas tradicionais e actuais.
Metodologia de avaliação
50% de avaliação contínua e 50% de avaliação não contínua
Componente de Competências Transversais
A presente unidade curricular fomenta o desenvolvimento das seguintes competências transversais: Pensamento crítico e intrapessoais - o aluno é motivado a avaliar e a selecionar os materiais, bem como a tomar decisões responsáveis em relação à sua integração na construção; interpessoais - Comunicação oral e trabalho em equipa a desenvolver no âmbito das aulas de laboratório e da das aulas teórico-práticas; cidadania global - icentivar a tomada de decisão e o desenvolvimento da actividade profissional, respeitando a ética e deontologia profissional. A percentagem de avaliação associada a essas competências deverá ser da ordem dos 10%.
Componente Laboratorial
A unidade curricular abrange módulos de laboratório que permitem o contacto directo dos alunos com os materiais e com a sua caracterização experimental. São previstos módulos de laboratório no domínio da caracterização física e mecânica de diferentes materiais, caracterização de materiais cerâmicos, produção e caracterização de argamassas e betões e definição e aplicação de diferentes esquemas de pintura. Os módulos de laboratório são integrados nas aulas teórico-práticas.
Componente de Programação e Computação
Não aplicável
Princípios Éticos
Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho de grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.