Disciplina Curricular
Desenho de Arquitectura I DArqu-I
Mestrado Integrado em Arquitetura - MA 2021
Contextos
Grupo: MA 2021 > 1º Ciclo > Área Principal
Período:
Peso
3.0 (para cálculo da média)
Pré-requisitos
-
Objectivos
Desenho como pensamento. Desenvolver as capacidades dos estudantes para a observação, perceção, conceção, representação e comunicação visual do que é visível e invisível, através de temas, técnicas e suportes diversos. Promover a procura, descoberta e revelação de mecanismos para uma expressão gráfica própria, que inclua todas as escalas. Desenvolver a sensibilidade aos valores plásticos e estéticos e fomentar o prazer de desenhar.
Programa
Objeto, Construção, Corpo, Paisagem, Vibração Exercício continuado da prática do desenho através de um trabalho de observação que desenvolva a capacidade de perceção, reconhecimento, representação, expressão, síntese e abstração, orientada para o conhecimento do mundo. Recurso à criação de esboços, esquemas, mapas, caligrafias, registos descritivos e registos poéticos, como forma de sintetizar a complexidade. Recorrer ao desenho como forma de compreender a distância entre realidade pensada e concretização das ideias no espaço. A partir da prática e teorização do desenho, embora sem recorrer a um estudo histórico ou convencional dos seus autores, examinam-se obras de artistas e arquitetes que, ao longo dos seus percursos desenvolveram uma linguagem própria. Vários autores serão estudados e, em alguns casos, convidados a falar do seu trabalho no contexto da aula de desenho. Farão ainda parte do programa visitas coletivas a exposições, caminhadas na cidade ou em outros lugares.
Metodologia de avaliação
80% de avaliação contínua e 20% de avaliação não contínua
Componente de Competências Transversais
Por natureza o Desenho desenvolve o sentido estético do pensador e projetista. Sendo uma disciplina fundacional da linguagem visual, informa e instrói as necessidades de computação e programação e não o contrário. Ajuda no discernimento sobre os fins e fertiliza de humanidade os meios. Visando a o equilíbrio e a harmonia, o seu lugar ideal situa-se a montante dos meios operativos, junto às fontes.
Componente Laboratorial
Não se aplica.
Componente de Programação e Computação
Não se aplica.
Princípios Éticos
Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho de grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.