Disciplina Curricular

Projecto Final em Arquitectura 1 PFina

Mestrado Integrado em Arquitectura - MA 2006

Contextos

Grupo: MA 2006 > 2º Ciclo > Dissertação/Projecto

Período:

Peso

16.5 (para cálculo da média)

Objectivos

Desenvolver conhecimentos teóricos e competências básicas necessárias a uma futura prática do Projeto Urbano entendido como um processo complexo e multifacetado, com fortes articulações com outras disciplinas que intervêm sobre o território urbano. Desenvolver as capacidades necessárias à intervenção arquitectónica à escala urbana tanto na capacidade de ler o território e os elementos que o conformam como na proposta de novas formas de intervenção e transformação. Desenvolver as capacidades gráficas, escritas e orais necessárias à representação do território urbano e à comunicação da proposta de intervenção.

Programa

Estudo de uma área nevrálgica da cidade onde a presença de diversas infraestruturas urbanas associadas à mobilidade, a heterogeneidade morfológica e as descontinuidades urbanas assumem particular relevância. Desenvolvimento de um projeto geral de estrutura urbana com proposta de soluções que requalifiquem a área de intervenção, sendo dada especial ênfase ao desenho do espaço público: 1) desenvolvimento de novas formas de articulação entre as diferentes infraestruturas ligadas à mobilidade, encontrando novas soluções de continuidade ao nível do espaço público; 2) Investigação e proposta programas e novas tipologias urbanas capazes de requalificar e transformar as áreas de intervenção propostas. 1ª Fase: análise e leitura do território (trabalho de grupo). 2ª Fase: Estratégia urbana (trabalho grupo) 3ª Fase: proposta individual. Cada aluno terá de produzir individualmente um relatório crítico do trabalho apresentado.

Metodologia de avaliação

As aulas de seminário e palestras procuram mostrar exemplos ligados à prática do projeto urbano e, principalmente, trazer profissionais de diversas áreas , que numa perspectiva multidisciplinar, tragam o seu contributo para o entendimento do território urbano e das suas possibilidades de transformação. As visitas de estudo são fundamentais para reforçar a ideia da complexidade e diversidade dos fenómenos urbanos. Modelo de avaliação: Avaliação individual em função da participação. Avaliação individual com base nos relatórios das visitas, seminários e tertúlias. Avaliação trabalho de Grupo. Avaliação da proposta individual.

Disciplinas Execução

2019/2020 - 1º Semestre

2018/2019 - 1ºSemestre

2017/2018 - 1ºSemestre

2016/2017 - 1ºSemestre

2015/2016 - 1º Semestre

2014/2015 - 1º Semestre

2013/2014 - 1 Semestre

2012/2013 - 1 Semestre

2011/2012 - 1 Semestre

2010/2011 - 1 Semestre