Disciplina Curricular

Projecto de Arquitectura IV PA-IV

Mestrado Integrado em Arquitetura - MA 2006

Peso

21.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Promover as competências fundamentais para o exercício da profissão por aproximação à realidade objetiva da edificação em confronto com programas arquitetónicos vastos e multifuncionais. Compreender a complexidade da prática arquitetónica, pela pesquisa dos componentes funcionais, construtivos, ambientais e económicos. Desenvolver a capacidade de organização da forma arquitetónica em articulação com as diversas especialidades que instruem o projeto de arquitetura. Exercitar, desde o início do processo criativo, a avaliação das decisões projetuais e das suas implicações. Ensaiar as capacidades gráficas, escritas e orais de comunicação.

Programa

Fase 1 |UM OBJETIVO, UM LUGAR, UM PROGRAMA, UMA TRANSFORMAÇÃO | escala 1:500 Interpretação crítica dos objectivos da intervenção, registo, levantamento e análise do seu contexto, formulação programática e proposição conceptual de estratégias para a sua configuração espacial e funcional. a) Conhecer o lugar recorrendo à vivência e ao registo diretos, à mobilidade, à história da cidade, ao levantamento do edificado e dos usos, aos elementos geoclimáticos, à recolha dos elementos matriciais virtuais, à modelação e à avaliação dos parâmetros urbanísticos e regulamentares aplicáveis. b) Elaborar o programa da intervenção, tendo em consideração os objetivos preliminares, a ponderação de problemas e oportunidades, o reconhecimento de sinergias e esforços, a formulação programática prospectiva e crítica, a identificação dos agentes, promotores e utilizadores envolvidos, a viabilidade e a pertinência da operação e os seus parâmetros de inovação. c)Transformar o lugar e implementar o programa, propondo uma ideia e desenhando um modelo estratégico para a intervenção, promotor das suas qualidades arquitetónicas, espaciais, formais e funcionais, e do seu relacionamento com a cidade. Fase 2 | O DESENHO, O PROJETO E O CUSTO | escalas 1:200 e 1:100 Exercício projectual de abordagem à configuração espacial, funcional e construtiva da intervenção mediante o desenvolvimento do estudo prévio de uma proposta arquitetónica, determinante da problematização das definições programáticas, da estimulação das atividades, usos, comportamentos e atitudes, do espaço urbano e sua interacção com o espaço edificado, da conformação dos espaços públicos, coletivos e privados, da caracterização dos ambientes exteriores, híbridos e interiores, da morfologia, tipologia e discurso, da edificação, dos sistemas estruturais e construtivos, dos materiais, das soluções arquitetónicas passivas, dos sistemas tecnologicamente ativos, da compatibilização entre os diversos componentes da edificação, da sustentabilidade das transformações, dos custos energéticos, da captação dos recursos e da complementaridade entre os elementos naturais, modificados e artificiais.

Metodologia de avaliação

Investigação de temas pluridisciplinares concertados no âmbito da arquitetura, exercitando, por recurso ao método da projetação, a ponderação do sentido do real e do sentido do possível. A metodologia de projeto conduz à exploração experimental, crítica e informada dos processos conceptual e construtivo. Os trabalhos são desenvolvidos de modo continuado implicando a progressiva particularização de leituras abrangentes e promovendo a complementaridade dos contributos e a reflexão e discussão dos resultados, sempre referenciados aos conteúdos programáticos com explicitação das fases de análise, de produção e de comunicação.

Disciplinas Execução

2010/2011 - 1 Semestre

2009/2010 - 2 Semestre

2009/2010 - 1 Semestre

2008/2009 - 2 Semestre

2008/2009 - 1 Semestre

2007/2008 - 2 Semestre

2007/2008 - 1 Semestre