Disciplina Curricular

Projecto de Arquitectura II PA-II

Mestrado Integrado em Arquitectura - MA 2006

Contextos

Grupo: MA 2006 > 1º Ciclo > Projecto de Arquitectura

Período:

Peso

21.0 (para cálculo da média)

Pré-requisitos

Objectivos

Consolidar metodologia de projecto, baseada numa sequência estruturada das suas componentes: recolha documental do existente / registo / análise/diagnóstico / estruturação de estratégias e conceitos de projecto / selecção e desenvolvimento / registo final e comunicação. Consolidar competências no domínio das ferramentas essenciais: esquissos; desenhos e maquetas (levantamento; análise; esboço; conceito; registo final; detalhe); desenho rigoroso em computador; comunicação oral e escrita. Reconhecimento fundamentado de contextos e léxicos diversos, avaliando o enquadramento na vertente sociológica, histórica e física. Domínio do programa funcional e das tecnologias de construção como aspectos fundamentais da criação arquitectónica, expresso numa relação precisa e coerente no desenho a diversas escalas: da escala urbana ao detalhe do edifício. Objectivo geral no desenho da arquitectura: estímulo à aquisição de cultura e à expressão individual.

Programa

No 1º semestre, ensaia-se a transformação de uma casa construída nos últimos 100 anos através da adição de um atelier de arte. O exercício desdobra-se em 3 fases (pesquisa / análise / projecto+comunicação), visando a compreensão profunda da casa, de forma a colocar em ‘confronto’ duas linguagens: uma do autor e outra do aluno. No 2º semestre, o trabalho abre-se à escala e complexidade programática superiores, estudando a transformação do território, através da inserção de um pequeno equipamento. Partindo da análise do contexto, do programa e do seu carácter potenciador de novas relações, projecta-se um edifício assumido como peça-chave de reconfiguração do tecido urbano. Globalmente, exercita-se a capacidade compositiva, trabalhando temas fundamentais da arquitectura: temporalidade, luz, escala, proporções, texturas, lugar e tecnologias. O programa funcional, parte activa na génese dos conceitos, como alvo da reflexão crítica. Ir além do literal e do óbvio.

Metodologia de avaliação

O ensino baseia-se em diferentes experiências e fontes de informação: aula de seminário; laboratório; visitas de estudo; palestras com convidados e trabalho de grupo. No seminário, é fornecido conhecimento teórico directamente ligado à prática profissional de projecto, simulada em laboratório, que, na prática, é pensado como antecipação da actividade de atelier. No laboratório são executados projectos observando-se as fases típicas de um cenário real e os aspectos técnicos e metodológicos associados. As visitas de estudo proporcionam a verificação de situações reais e as palestras abrem o espectro de visões e práticas profissionais na esfera dos exercícios em curso Considera-se como parte fundamental da avaliação, a pontualidade e participação regular nas aulas, bem como o rigor, competência técnica e fundamentação teórica do trabalho produzido.

Disciplinas Execução

2019/2020 - 2º Semestre

2019/2020 - 1º Semestre

2018/2019 - 2ºSemestre

2018/2019 - 1ºSemestre

2017/2018 - 2ºSemestre

2017/2018 - 1ºSemestre

2016/2017 - 2ºSemestre

2016/2017 - 1ºSemestre

2015/2016 - 2º Semestre

2015/2016 - 1º Semestre

2014/2015 - 2º Semestre

2014/2015 - 1º Semestre

2013/2014 - 2 Semestre

2013/2014 - 1 Semestre

2012/2013 - 2 Semestre

2012/2013 - 1 Semestre

2011/2012 - 2 Semestre

2011/2012 - 1 Semestre

2010/2011 - 2 Semestre

2010/2011 - 1 Semestre

2009/2010 - 2 Semestre

2009/2010 - 1 Semestre

2008/2009 - 2 Semestre

2008/2009 - 1 Semestre

2007/2008 - 2 Semestre

2007/2008 - 1 Semestre