Disciplina Curricular

Projecto de Arquitectura I PA-I

Mestrado Integrado em Arquitectura - MA 2006

Contextos

Grupo: MA 2006 > 1º Ciclo > Projecto de Arquitectura

Período:

Peso

21.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Promover o enquadramento disciplinar da Arquitectura e o conhecimento dos procedimentos elementares que estão na base do projecto de arquitectura. Desenvolver capacidades conceptuais através do domínio dos elementos geradores e modeladores da forma arquitectónica, dos modos de manipulação e das relações significativas estabelecidas e da consciencialização da importância do contexto real. Exercitar o domínio da tridimensionalidade através do raciocínio espacial, da visualização e comunicação de formas e estruturas espaciais. Desenvolver capacidades de reflexão, pesquisa e auto-aprendizagem; geração de ideias e soluções; registo, interpretação e transmissão de ideias.

Programa

ENQUADRAMENTO DISCIPLINAR: Conceitos básicos. Dimensão física e social do espaço arquitectónico: valores, significados e escalas. Mecanismos de percepção: filtros sensoriais, sócio-culturais e temporais. FORMA ARQUITECTÓNICA: elementos geradores e modeladores; formas elementares e complexas; relações e estratégias formais. ESCALAS DA ARQUITECTURA: a cidade e a edificação: valores e significados. Conceito de Lugar. Mecanismos de percepção espacial: a experiência sensorial e cinemática. Metodologias e instrumentos de análise visual. PROCESSO DE PROJECTAR EM ARQUITECTURA. Conceito de projecto: características do problema e da solução. A transformação de ideias abstractas em ideias concretas. Estratégias, metodologias e instrumentos básicos de projetação e de programação funcional. Sistemas de representação: Aplicação de modelos para apoio à concepção e comunicação: características e modos de operacionalização.

Metodologia de avaliação

É seguida uma aprendizagem centrada na resolução de problemas e na experimentação complementada pela análise da realidade arquitectónica e pela leitura crítica de textos e obras de referência. É feita uma avaliação global e integrada dos alunos, assente numa avaliação contínua ao longo do ano lectivo, e em trabalhos individuais e de grupo. A classificação final resulta da ponderação de 4 factores: apreensão dos objectivos do trabalho; compreensão dos conceitos utilizados; capacidade de representação e transmissão das ideias e dos conceitos; capacidade de pesquisa e reflexão.

Disciplinas Execução

2019/2020 - 2º Semestre

2019/2020 - 1º Semestre

2018/2019 - 2ºSemestre

2018/2019 - 1ºSemestre

2017/2018 - 2ºSemestre

2017/2018 - 1ºSemestre

2016/2017 - 2ºSemestre

2016/2017 - 1ºSemestre

2015/2016 - 2º Semestre

2015/2016 - 1º Semestre

2014/2015 - 2º Semestre

2014/2015 - 1º Semestre

2013/2014 - 2 Semestre

2013/2014 - 1 Semestre

2012/2013 - 2 Semestre

2012/2013 - 1 Semestre

2011/2012 - 2 Semestre

2011/2012 - 1 Semestre

2010/2011 - 2 Semestre

2010/2011 - 1 Semestre

2009/2010 - 2 Semestre

2009/2010 - 1 Semestre

2008/2009 - 2 Semestre

2008/2009 - 1 Semestre

2007/2008 - 2 Semestre

2007/2008 - 1 Semestre

2006/2007 - 1 Semestre