Disciplina Curricular

Comunicação Visual CV

Mestrado Integrado em Arquitectura - MA 2006

Contextos

Grupo: MA 2006 > 1º Ciclo > Tecnologia da Arquitectura > Metodologias da Representação

Período:

Peso

4.5 (para cálculo da média)

Objectivos

Diversificar as capacidades de comunicação adquiridas com a prática do desenho arquitectónico, como base para a construção de uma cultura experimentada, reflexiva, da comunicação em Arquitectura: como compreensão e representação (analítica e expressiva) da forma e do espaço; como experimentação do domínio dos seus elementos estruturais (campo, meio e mensagem); como processo de partilha crítica dos valores da Arquitectura, num registo focalizado no receptor.

Programa

1. Diagnóstico – percepção de limites desenho-comunicação. Desenhar o que muda, no espaço; Desenhar coisas e espaço entre coisas; Desenhar espaço conceptual, “resumo” essencial; Desenhar, num registo afectivo. 2. Processo comunicativo – receber/descodificar/retransmitir mensagens Input: elementos de programa, leitura do espaço Output: organização da informação/intenções de projeto. leitura analítica do Espaço sensitivo. 3. Ideia/Palavra/Imagem: procura de coerência e complementaridade Input: Espaço conceptual –Estudo Prévio Output: Peso visual, ícones, relação texto/imagem Pesquisa sobre o espaço conceptual do projeto. 4. Conteúdo e argumentação no projeto de Arquitetura Output: Diferentes “produtos”– comunicação diagramática e sugestiva, ensaio de código de comunicação centrado no receptor. Pesquisas sobre formas de argumentação autocentrada e alterocentrada. 5. A Arquitetura pode comunicar ideias Desenvolver um projeto global de comunicação. Utilização simultânea de vários suportes.

Metodologia de avaliação

A metodologia a seguir ao longo do processo é baseada na conjugação de aulas expositivas de transmissão de conhecimento, nomeadamente de conceitos e estratégias comunicacionais, e de aulas práticas, de modo similar à prática de projecto - baseadas em exercícios experimentais com um determinado objectivo de comunicação, sempre que possível baseados no próprio enunciado do trabalho de projecto, isto é, na experimentação a partir de casos de estudo. O trabalho é individual e o percurso dos alunos será analisado através de momentos de avaliação relativos a cada exercício-trabalho e na exposição-apresentação do projecto final.

Disciplinas Execução

2019/2020 - 1º Semestre

2018/2019 - 2ºSemestre

2017/2018 - 2ºSemestre

2016/2017 - 2ºSemestre

2015/2016 - 2º Semestre

2014/2015 - 2º Semestre

2013/2014 - 2 Semestre

2012/2013 - 2 Semestre

2011/2012 - 2 Semestre

2010/2011 - 2 Semestre

2009/2010 - 2 Semestre

2008/2009 - 2 Semestre

2007/2008 - 2 Semestre

2006/2007 - 2 Semestre