Disciplina Curricular
Desenho Arquitectónico II DA-II
Mestrado Integrado em Arquitetura - MA 2006
Contextos
Grupo: MA 2006 > 1º Ciclo > Tecnologia da Arquitectura > Metodologias da Representação
Período:
Peso
4.5 (para cálculo da média)
Objectivos
Aprofundar competências de desenho como capacidade de perceção, interpretação e representação da realidade existente e imaginada. Desenvolver conceitos e critérios de análise e modelação gráfica. Aprofundar e diversificar técnicas de desenho manual usadas por arquitetos nos seus registos de ideias observadas e projetadas. Praticar o desenho como processo mental e ensaiar a articulação entre desenho e projeto. Adquirir hábitos e fluência no desenho de observação e de imaginação. Ensaiar o desenho enquanto processo e comunicação.
Programa
A UC Desenho Arquitetónico II desenvolve e aprofunda o trabalho da disciplina Desenho Arquitetónico I que a precede, acrescentando os seguintes tópicos: Observação, imaginação e expressão. Ensaios de abstração, geometrização e simplificação. Desenho, projectp e comunicação. Tópicos complementares: Plantas, cortes e alçados, axonometrias e perspetivas cónicas “à mão levantada”, de temas arquitetónicos e urbanos em redor do Campus da Alameda do IST, a diferentes escalas. Campo, enquadramento e contexto. Princípios de composição: Ordem, ênfase, balanço e harmonia. Qualidades da comunicação: Ideia, clareza, rigor, unidade e continuidade. Estas matérias serão trabalhadas em exercícios semanais agrupados mensalmente segundo os seguintes quatro temas: - Desenho e leitura arquitetónica - Estudos de análise, abstração e simplificação. – Edifícios e espaços reais e imaginários – Desenho e processos de comunicação e apresentação.
Metodologia de avaliação
As aulas são essencialmente práticas, ocupadas com o desenho motivos e temas progressivamente complexos. Avaliação: Contínua. Baseada na média ponderada da avaliação dos exercícios semanais efetuados nas aulas e em casa, nas apresentações, no “diário gráfico” e no portefólio final. Valoriza-se: 1 - Quantidade e qualidade do trabalho. 2 - Progressos registados. 3 - Interação com os objetivos e o programa da disciplina e com os enunciados dos exercícios. Avaliação Contínua 85%, Exame 15%.