Disciplina Curricular
Avaliação de Desempenho ADes
Mestrado Integrado em Arquitetura - MA 2006
Contextos
Grupo: MA 2006 > 2º Ciclo > Opções
Período:
Peso
4.5 (para cálculo da média)
Objectivos
Esta UC tem como objetivos: 1) Promover uma leitura holística do processo de projetar em arquitetura a partir de uma reflexão crítica sobre as fases de planeamento, conceção, construção, ocupação e manutenção; 2) desenvolver conhecimentos e competências para avaliar o desempenho de espaços construídos em situação de uso tanto do ponto de vista técnico como do ponto de vista dos seus utilizadores e identificar patologias ao nível do edifício, problemas de funcionamento e de utilização e oportunidades de correção e aumento da satisfação dos utilizadores e 3) aplicar os conhecimentos adquiridos, baseados em evidência, no projeto de novos espaços ou na reconversão de espaços existentes.
Programa
Conceitos elementares: espaços arquitectónicos complexos; programação arquitectónica; vida útil económica, funcional e física; avaliação qualitativa e quantitativa; vocação funcional dos espaços. Relação entre espaço arquitectónico e uso. Condições e exigências de desempenho: identificação de variáveis sociais, económicas, culturais e físicas; parâmetros de avaliação. Avaliação Pré-Projecto (APP) e Pós-Ocupação (APO). Análise espaço-funcional. Metodologias de Avaliação Pós-Ocupação (APO); tipos e tecnicas de recolha e análise de dados e de comunicação dos resultados. Caracterização de elementos morfológicos. Identificação de propriedades configuracionais. Introdução ao estudo das metodologias de análise sintáctica Análise físico-construtiva. Identificação de patologias e determinação de causas. Métodos complementares de diagnósticos. Elementos de betão, alvenaria e madeira e elementos de revestimento. Metodologias e técnicas de intervenção.
Metodologia de avaliação
O modelo de ensino-aprendizagem adoptado está organizado em função de três componentes diretamente vinculados entre si: teórica, instrumental e experimental complementadas por visitas de estudo e palestras/seminários com convidados exteriores ao meio académico. A par da exposição e discussão de conceitos teórico-metodológicos, e da apresentação de exemplos relevantes, são desenvolvidos exercícios práticos com base num estudo de caso para aplicação e experimentação de procedimentos e ferramentas metodológicas. É feita uma avaliação global e integrada dos alunos, assente numa avaliação contínua ao longo do semestre lectivo, num exame final e num trabalho de grupo baseado na análise de um estudo de caso considerado relevante.