Disciplina Curricular

Avaliação de Desempenho ADes

Mestrado Integrado em Arquitectura - MA 2006

Contextos

Grupo: MA 2006 > 2º Ciclo > Opções

Período:

Peso

4.5 (para cálculo da média)

Objectivos

Esta UC tem como objetivos: 1) Promover uma leitura holística do processo de projetar em arquitetura a partir de uma reflexão crítica sobre as fases de planeamento, conceção, construção, ocupação e manutenção; 2) desenvolver conhecimentos e competências para avaliar o desempenho de espaços construídos em situação de uso tanto do ponto de vista técnico como do ponto de vista dos seus utilizadores e identificar patologias ao nível do edifício, problemas de funcionamento e de utilização e oportunidades de correção e aumento da satisfação dos utilizadores e 3) aplicar os conhecimentos adquiridos, baseados em evidência, no projeto de novos espaços ou na reconversão de espaços existentes.

Programa

Conceitos elementares: espaços arquitectónicos complexos; programação arquitectónica; vida útil económica, funcional e física; avaliação qualitativa e quantitativa; vocação funcional dos espaços. Relação entre espaço arquitectónico e uso. Condições e exigências de desempenho: identificação de variáveis sociais, económicas, culturais e físicas; parâmetros de avaliação. Avaliação Pré-Projecto (APP) e Pós-Ocupação (APO). Análise espaço-funcional. Metodologias de Avaliação Pós-Ocupação (APO); tipos e tecnicas de recolha e análise de dados e de comunicação dos resultados. Caracterização de elementos morfológicos. Identificação de propriedades configuracionais. Introdução ao estudo das metodologias de análise sintáctica Análise físico-construtiva. Identificação de patologias e determinação de causas. Métodos complementares de diagnósticos. Elementos de betão, alvenaria e madeira e elementos de revestimento. Metodologias e técnicas de intervenção.

Metodologia de avaliação

O modelo de ensino-aprendizagem adoptado está organizado em função de três componentes diretamente vinculados entre si: teórica, instrumental e experimental complementadas por visitas de estudo e palestras/seminários com convidados exteriores ao meio académico. A par da exposição e discussão de conceitos teórico-metodológicos, e da apresentação de exemplos relevantes, são desenvolvidos exercícios práticos com base num estudo de caso para aplicação e experimentação de procedimentos e ferramentas metodológicas. É feita uma avaliação global e integrada dos alunos, assente numa avaliação contínua ao longo do semestre lectivo, num exame final e num trabalho de grupo baseado na análise de um estudo de caso considerado relevante.

Disciplinas Execução

2019/2020 - 1º Semestre

2018/2019 - 1ºSemestre

2017/2018 - 1ºSemestre

2016/2017 - 1ºSemestre

2015/2016 - 1º Semestre

2014/2015 - 1º Semestre

2013/2014 - 1 Semestre

2012/2013 - 1 Semestre

2011/2012 - 1 Semestre

2010/2011 - 1 Semestre

2009/2010 - 1 Semestre

2008/2009 - 1 Semestre

2007/2008 - 1 Semestre

2006/2007 - 2 Semestre