Disciplina Curricular
Edificações Edi
Mestrado Integrado em Arquitetura - MA 2006
Contextos
Grupo: MA 2006 > 2º Ciclo > Tecnologia da Arquitectura > Desempenho Fisico Funcional
Período:
Peso
4.5 (para cálculo da média)
Objectivos
Aprendizagem das normas e regulamentação em vigor no domínio dos requisitos funcionais dos edifícios, em particular no âmbito do conforto térmico, conforto acústico e qualidade do ar interior, e aquisição de experiência de projeto nestas áreas.
Programa
Introdução à Construção de Edifícios: A formulação exigencial no processo construtivo. Exigências de conforto térmico: Regulamentação e normas aplicáveis ao projeto de verificação térmica de edifícios; Requisitos mínimos de qualidade térmica dos edifícios; Limitação das necessidades nominais de energia útil - para aquecimento e arrefecimento do ambiente e produção de água quente sanitária; Soluções construtivas regulamentares; Aplicação a caso de estudo. Exigências de conforto acústico: Regulamentação e normas aplicáveis ao projeto de verificação acústica de edifícios; Requisitos acústicos dos edifícios; Necessidades de isolamento sonoro; Controle do ruído produzido no interior dos edifícios; Soluções construtivas regulamentares; Aplicação a caso de estudo. Exigências de Qualidade do Ar Interior: Regulamentação e normas aplicáveis ao projeto de verificação da qualidade do ar interior; Poluentes do ar interior; Regras de ventilação para satisfação das exigências regulamentares. Aplicação a caso de estudo.
Metodologia de avaliação
Exposição teórica dos temas que constituem o programa da unidade curricular e sua aplicação em aulas de cariz prático, onde os alunos são solicitados a analisar casos de estudo, a desenvolver projetos de especialidade e a efetuar verificações regulamentares. Os alunos são organizados em grupos de trabalho, de forma a promover discussões técnicas e a realizar trabalho de equipa, preparando-os para realidade profissional. A lecionação recorre à utilização de quadro de escrever e a meios audiovisuais, e tem lugar em ambientes de aprendizagem que permitem o trabalho de grupo. A avaliação consta de um trabalho prático de grupo com discussão sobre um caso de estudo a realizar durante o semestre com discussão oral no final do semestre.