Disciplina Curricular

História da Cidade HC

Mestrado Integrado em Arquitectura - MA 2006

Contextos

Grupo: MA 2006 > 2º Ciclo > Opções

Período:

Peso

4.5 (para cálculo da média)

Objectivos

Desenvolver o entendimento do território e da sua organização, em particular das razões, conceitos e estratégias que estão na base da vida urbana. O esforço analítico é dirigido para a identificação dos modelos e das opções que respondem aos vários momentos do desenvolvimento urbano. Desenvolver a aptidão para a análise e avaliação da forma urbana, isto é, a identificação dos vários estágios de evolução relacionando-os com traçados e malhas, com programas correntes ou excepcionais, com o papel das referências urbanas ao longo da história. Desenvolver a capacidade dos alunos para a leitura e interpretação da cartografia, para a análise dos planos e projectos urbanos, e finalmente para o exercício crítico sobre o projecto urbano. Formulação de uma história operativa capaz de fornecer as bases para uma intervenção informada dos futuros arquitectos.

Programa

Aprofundar o conhecimento e enquadramento histórico da cidade através do tempo com o objectivo da intervenção à escala do projecto urbano. Reflectir sobre os pressupostos teóricos e os modelos urbanos dominantes no quadro de uma cultura ocidental. Estimular a compreensão da cidade, e de um modo lato dos territórios urbanizados, enquanto fenómeno de organização do espaço colectivo que reflecte a estrutura económica, social e política. Desenvolver uma história operativa, considerando-se que a informação organizada e o conhecimento produzido devem contribuir para estruturar: definição de estratégias de desenvolvimento, tomada de decisões, intervenção à escala do desenho urbano e do planeamento.

Metodologia de avaliação

A - Exercício (40%) Cada grupo (4 elementos cada) deve analisar a topografia de Lisboa, a evolução urbana e a transformação do território, com recurso a uma leitura interpretativa de cartografia, iconografia e documentação histórica. O enfoque é colocado na compreensão da área metropolitana como motor atual de desenvolvimento, procurando uma articulação com a área em estudo nas outras disciplinas. Este trabalho deverá ter um máximo de 20 000 caracteres, indicando a bibliografia, bem como quaisquer outras fontes directa ou indirectamente utilizadas. Encoraja-se o uso de representação gráfica a partir da cartografia identificada. O template do documento a entregar encontra-se em anexo. Data entrega: Entrega do documento escrito a 24 de Novembro. Apresentação com powerpoint a 15/Dez.. O trabalho escrito pode ser reformulado e novamente entregue até à data da 1ª chamada de exame. B - Exame (60%) Exame final sem consulta (para a realização desta disciplina é obrigatória a nota mínima de 10 valores)

Disciplinas Execução

2019/2020 - 1º Semestre

2018/2019 - 1ºSemestre

2017/2018 - 1ºSemestre

2016/2017 - 1ºSemestre

2012/2013 - 1 Semestre

2011/2012 - 1 Semestre

2010/2011 - 1 Semestre

2009/2010 - 1 Semestre

2008/2009 - 1 Semestre

2007/2008 - 1 Semestre