Disciplina Curricular

História da Arquitectura Portuguesa Contemporânea HAPC

Mestrado Integrado em Arquitetura - MA 2006

Contextos

Grupo: MA 2006 > 1º Ciclo > Cultura Arquitectónica > História e Teoria da Arquitectura

Período:

Peso

4.5 (para cálculo da média)

Objectivos

• Desenvolver a capacidade dos alunos para o entendimento da produção arquitectónica do território e da sua organização e em particular para as razões, conceitos e estratégias que estão na base da criação contemporânea. O esforço analítico é dirigido para a identificação dos modelos e opções que respondem aos vários momentos do caminhar da “arquitectura moderna”. • Desenvolver a aptidão para a análise e avaliação da forma e da construção, isto é, a identificação dos vários estágios de evolução do processo criativo desde o fim do antigo regime e a emergência das transformações decorrentes do desenvolvimento da sociedade industrial até aos nossos dias. • Desenvolvimento da aptidão crítica do aluno como forma de investigação centrada na análise de obras fundamentais encarados como casos de estudo susceptíveis de estimularem a reflexão e discussão sobre a forma e a vida da arquitectura, e das cidades.

Programa

Conhecer a arquitectura portuguesa, através de alguns dos principais autores, sublinhando as suas especificidades. Aprofundar o conhecimento e enquadramento da arquitectura através do tempo. Estimular a compreensão da arquitectura (enquanto construção e desejo de forma para responder aos requisitos sociais e programáticos dos encomendadores) e da cidade, e de um modo lato dos territórios urbanizados, enquanto fenómeno de organização do espaço colectivo que reflecte a estrutura económica, social e política.

Metodologia de avaliação

Trabalho prático (50%, 15% dos quais avalia a capacidade de argumentação e apresentação oral) - Trabalho de grupo (3 ou 4 alunos/ grupo idêntico MGVE) - Análise crítica monográfica de uma obra. A recensão deve ter um máximo de 6000 caracteres (excluindo a bibliografia utilizada), e deverá: a) integrar a obra no quadro da época; b) resumir os principais argumentos; c) destacar 3 ideias que considere mais importantes; d) enquadrá-las na época; e) explicar a pertinência da obra. Exame final (50%) O exame final incidirá sobre a globalidade da matéria, incluindo os trabalhos práticos. Nota mínima: 10 valores. Duração: 1hora e 30 minutos.

Disciplinas Execução

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