Disciplina Curricular

Teoria da Conservação e do Restauro TCR

Mestrado Integrado em Arquitectura - MA 2006

Contextos

Grupo: MA 2006 > 2º Ciclo > Cultura Arquitectónica > Teoria da Conservação e do Restauro

Período:

Peso

4.5 (para cálculo da média)

Objectivos

Compreensão do âmbito, critérios, problemáticas e métodos envolvidos em processos de conservação, restauro e reabilitação de património arquitectónico. Dado que estas operações implicam a colaboração de técnicos de diversos perfis, que o arquitecto é chamado a coordenar, pretende-se sensibilizar o aluno para a interdisciplinaridade dos problemas (visão integrada), bem como para os materiais e as soluções construtivas tradicionais. Através do estudo de casos, nomeadamente de intervenções em património arquitectónico em Portugal, pretende-se desenvolver a capacidade de projectar em contextos preexistentes com valor histórico e patrimonial.

Programa

Noções de Património Arquitetónico. Conceitos, teorias e correntes de pensamento ligadas à conservação, restauro e reabilitação de edifícios. Cartas e convenções internacionais. A importância do conhecimento prévio do existente: investigação histórico-arquivística; levantamentos arquitetónicos e construtivos; sondagens arqueológicas; materiais e soluções construtivas tradicionais; interpretação formal e tipológica das épocas de construção; estado de conservação e principais causas de degradação das construções. Salvaguarda e valorização do património construído: edifícios isolados, conjuntos e centros históricos. Inventariação e classificação (objetivos, legislação e instituições). Zonas de proteção e planos de salvaguarda e valorização. Função, uso e gestão do património. Compatibilização de pré-existências com intervenções contemporâneas e de materiais pré-existentes com novos materiais.

Metodologia de avaliação

A avaliação de conhecimentos em Teoria da Conservação e do Restauro compreende dois elementos: exame final (75%) e relatório individual relativo a uma visita de estudo ou conferência realizada no âmbito da disciplina (25%). Exame O exame final corresponderá a uma prova escrita, sem consulta, e os alunos terão acesso a duas épocas de exame: época normal e época de recurso. No caso da realização de dois exames, um na época normal e outro na de recurso, no cálculo da nota final será considerada a maior das classificações. A nota mínima exigida no exame escrito é de 9,5 valores em 20. Relatório Os alunos deverão entregar um relatório relativo a uma das visitas de estudo ou conferências realizadas no âmbito da disciplina. O relatório deverá apresentar uma análise crítica da visita/conferência, bem como discutir a respetiva relação com os temas e conceitos abordados nas aulas da disciplina. A classificação do relatório atenderá à satisfação destes objetivos. O relatório terá de ser entregue até 15 dias após a realização da visita de estudo/conferência. O relatório tem um limite máximo de 4 páginas (capa incluída) (fonte: Arial 11; espaçamento 1,5) e não deve incluir mais de 3 imagens. Não serão avaliados relatórios com mais de 5 páginas (capa incluída). Todas as fontes direta ou indiretamente citadas devem ser corretamente identificadas. Cálculo da nota final O cálculo da nota final resultará das notas obtidas pelos alunos em cada uma das componentes de avaliação, de acordo com a seguinte ponderação: - Exame final: 75% - Relatório individual: 25% A nota obtida pelos alunos em cada componente de avaliação será arredondada às centésimas para o cálculo da nota final. Para a aprovação nesta unidade curricular é exigida uma nota mínima de 9,5 valores, numa escala de 0 a 20 valores. Trabalhador-estudante, melhoria de nota e época especial A avaliação de conhecimentos dos alunos com estatuto de trabalhador-estudante, ou que se inscrevam para melhoria de nota ou época especial, poderá ser efetuada apenas por exame final. Nesse caso, a nota do exame corresponderá a 100% da nota final nesta unidade curricular. Reinscrições em unidades curriculares Os alunos reinscritos na disciplina terão de realizar todas as componentes de avaliação.

Disciplinas Execução

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