Disciplina Curricular
Computação e Programação CP
Licenciatura Bolonha em Química - LQ 2006
Contextos
Grupo: LQ 2006 > 1º Ciclo > Ciências Básicas
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Dominar as primitivas de programação imperativa e recursiva. Desenvolver aplicações numéricas de grande escala recorrendo a técnicas de modularização por abstracção de dados.
Programa
Introdução à programação em sistema interactivo de cálculo numérico e simbólico, e de manipulação e visualização de dados. Conceitos básicos de programação imperativa; definição de funções; programação recursiva; procedimentos e efeitos colaterais; aplicações numéricas; manipulação de vectores e matrizes. Introdução à programação usando linguagem compilada e apropriada ao domínio de especialidade. Declaração de variáveis e tipos; definição de subrotinas e funções. Aplicações numéricas e manipulação de vectores e matrizes. Objecto como área de memória. Objectos versus valores. Afectação e libertação de memória. Programação em grande escala: método de programação modular por camadas baseadas em objectos. Utilização de módulos para definir camadas. Exemplo: torres de Hanoi sobre pilhas. Implementação das pilhas com vectores. Apontadores. Implementação das pilhas com apontadores. Tabelas (vectoriais e matriciais) dinâmicas. Implementação das pilhas com vectores dinâmicos. Exemplos: filas, listas e árvores. Aplicações: matrizes esparsas; simulação estocástica; optimização linear. Interface entre linguagens de programação.
Metodologia de avaliação
Aulas teórico-práticas onde se expõe a matéria, ilustrada através de exemplos e resolução de problemas. Elaboração de um projeto de programação. A avaliação consiste num projecto (30%); exame final (70%).