Historial

A Química é ensinada e praticada no IST desde a sua fundação, em 1911. O IST concede Doutoramentos em Química desde 1984. A nossa área científica de Química caracteriza-se pela elevada qualidade científico-pedagógica do seu corpo docente, constituído por cerca de 60 professores doutorados, e cobrindo um vasto leque de domínios de investigação. Foi assim normal o lançamento, em 1997/98, de uma licenciatura em Química, a par das já existentes nas áreas da Matemática e da Física, na grande escola de Engenharia, Ciência e Tecnologia que é o IST.

Objectivos

A Química é a ciência das moléculas. O químico estuda a estrutura, propriedades, reacções e aplicações das moléculas. Quer das que existem em nós e no mundo que nos rodeia, quer de moléculas inteiramente novas, que ele cria pela primeira vez num laboratório dotado de aparelhos sofisticados e computadores. Os progressos da Química têm sido extraordinários. Actualmente, sintetizam-se ou descobrem-se centenas de milhares de novas moléculas por ano. Essas moléculas podem vir a ser medicamentos de todos os tipos (antibióticos, anticancro, antivirais, anestésicos...) mas também cosméticos, detergentes, perfumes, plásticos, contraceptivos, combustíveis, fertilizantes, pesticidas, corantes, explosivos ... Os novos compostos e materiais criados pelos químicos têm um impacto directo em praticamente todas as ciências e tecnologias, desde a Saúde às Comunicações, e da Informática aos Transportes. O aquecimento global, a camada de ozono, a reciclagem e a incineração, a poluição, são alguns dos assuntos ambientais em que a Química e os químicos são essenciais, e sem os quais não podem ser resolvidos.

A química dos seres vivos é muito complexa e ainda mal conhecida. O estudo do papel de moléculas tão simples com o O2 e o NO, por exemplo, tem trazido grandes surpresas. Que esperar então dos ácidos nucleicos, dos lípidos, das proteínas e de muitas moléculas biológicas, e das suas interacções e associações em estruturas supramoleculares?

O Quadro Periódico dos elementos, cujas quase infinitas combinações excedem em muito a já de si vastíssima Bioquímica, vai desvendando lentamente os seus segredos, como foi recentemente o caso dos fulerenos, forma molecular do carbono que passou despercebida durante séculos.

O desenvolvimento recente de técnicas experimentais de grande resolução espacial e temporal permite hoje estudar com altíssima precisão e em tempo real as reacções químicas, e observar e manipular moléculas, uma a uma!

A Química tem sem dúvida um futuro brilhante, e será por muito tempo fonte inesgotável: de desafios, para o cientista; de recursos, para o tecnólogo.

A nova licenciatura em Química do IST, iniciada em 1997/98, tem por objectivo dar aos seus estudantes uma formação completa, moderna e autonomizante em todos os aspectos desta ciência dinâmica e central: teóricos e experiementais, puros e aplicados. Proporciona também os conhecimentos essenciais em todas as fronteiras de actuação da Química, incluindo o Ambiente, a Biologia, os Materiais, e a Indústria Química.

Saídas Profissionais

As saídas profissionais para os licenciados em Química são muito diversificadas, ou não fosse a Química a chamada Ciência Central, por se encontrar na base de várias outras ciências e ser fundamental em inúmeras actividades. Os licenciados em Química pelo IST encontrarão saídas profissionais nas indústrias química, farmacêutica, agro-alimentar e do ambiente, bem como as empresas comerciais, e ainda em organismos e institutos estatais e comunitários, e em instituições de ensino e de investigação.

Coordenadores

2006/2007
Maria Matilde Soares Duarte Marques
matilde.marques@tecnico.ulisboa.pt

A informação contida nesta página é da responsabilidade da equipa de coordenação do curso.