Objectivos

A Licenciatura em Química do IST tem por objectivo conferir aos estudantes uma formação completa, moderna e autonomizante, em todos os aspectos desta ciência dinâmica e central: teóricos e experimentais, puros e aplicados. As áreas de intervenção dos profissionais com formação em Química são, por isso, muito vastas, desde a Química fundamental, visando a compreensão e controlo das transformações químicas a nível teórico e experimental, até áreas de fronteira e multidisciplinares como o Ambiente, as Ciências Biológicas ou a Ciência dos Materiais.

A LQ do IST alia, a uma importante formação básica em Ciências Matemáticas, Físicas e Biológicas, uma forte preparação em Química, que contempla a aquisição de bases sólidas nas várias áreas de intervenção da Química. Oferece um ensino experimental forte e diversificado, que favorece uma integração sinérgica com a formação teórica e permite a aprendizagem de métodos e técnicas relevantes em diversas actividades profissionais.

A Licenciatura em Química do IST corresponde a um 1º ciclo de estudos universitários, organizados em seis semestres, à semelhança do que é praticado em muitas escolas de referência do espaço europeu. São objectivos centrais do ciclo de estudos conducente ao grau de Licenciado em Química, os seguintes:

  • Oferecer uma formação sólida, actualizada e de espectro largo, que prepare profissionais com hábitos de rigor e espírito crítico, versáteis, auto-suficientes na sua área de formação, capazes de resolver problemas e de construir e defender a sua argumentação, bem como de se inserir facilmente em equipas multidisciplinares.
  • Prover a formação académica necessária para o prosseguimento de estudos de ciclo superior em Química e áreas afins.
  • Oferecer uma abordagem interdisciplinar, de modo a proporcionar uma visão integradora de conhecimentos em áreas tradicionais e emergentes.
Os Licenciados em Química pelo IST têm:
  • Formação nos princípios fundamentais da química orgânica, inorgânica, analítica e química-física e tópicos afins, e nas suas aplicações em ciência e tecnologia.
  • Domínio da matemática, física, ciências da computação e biologia básicas.
  • Noções básicas de segurança laboratorial e industrial.
  • Competências de carácter prático requeridas num laboratório químico, quer de síntese quer de análise química.
  • Noções básicas de Organização e Gestão de Laboratórios.
  • Compreensão dos princípios físicos e químicos das técnicas mais comuns de espectroscopia e análise química, nas suas vertentes qualitativa e quantitativa.
  • Sensibilização para as consequências ambientais da utilização de substâncias, produtos e processos químicos e noções básicas da importância do desenvolvimento de processos ambientalmente benignos (química sustentável).
  • Conhecimento do valor duma abordagem interdisciplinar à resolução de problemas e capacidade de interactuar com profissionais de outras áreas, designadamente Engenheiros Químicos, Biológicos ou de Materiais, Biólogos, Bioquímicos e Farmacêuticos .
  • Capacidade de comunicar ideias, problemas e soluções, com eficácia, oralmente e por escrito quer para especialistas, quer para não-especialistas.

Saídas Profissionais

Funções de natureza técnica na Indústria e Serviços, com ênfase nas áreas de Química Fina, Farmacêutica, Cosmética ou Agro-alimentar, Análises Químicas e Microbiológicas, Tecnologia Ambiental e Engenharia Genética.

Coordenadores

2010/2011
Maria Matilde Soares Duarte Marques
matilde.marques@tecnico.ulisboa.pt

A informação contida nesta página é da responsabilidade da equipa de coordenação do curso.