Disciplina Curricular
Complementos de Estatística CEsta
Licenciatura Bolonha em Matemática Aplicada e Computação - LMAC 2021
Contextos
Grupo: LMAC 2021 > 1º Ciclo > Área Principal
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Pré-requisitos
Probabilidade e Estatística
Objectivos
O objetivo principal desta unidade curricular é transmitir uma base sólida de conhecimentos em estatística desenvolvendo as capacidades de raciocínio abstracto e trabalho autónomo, que permitem prosseguir o estudo de tópicos especializados bem como o desenvolvimento de trabalho futuro envolvendo a teoria das probabilidades, estatística e suas aplicações. Resolver problemas reais usando o conhecimento acumulado neste curso: projetos computacionais em R.
Programa
1. Suficiência e métodos de máxima verosimilhança: medidas de qualidade dos estimadores. Estatísticas suficientes e propriedades. Desigualdade de Rao–Cramér e eficiência. Testes de máxima verosimilhança. 2. Testes de hipóteses ótimos: testes mais potentes. Testes uniformemente mais potentes. Testes de razão de verosimilhanças. 3. Estatística não paramétrica e robusta: modelos de localização. Testes de localização (mediana e quantis) para uma população. Teste de simetria para uma população: Teste de Wilcoxon. Comparação de duas populações: Testes de Wilcoxon e de Wilcoxon-Mann-Whitney. Comparação de três ou mais pesquisas: teste de Kruskall-Wallis. Conceitos de estatística robusta: Funções de influência e ponto de rotura. 4. Simulação estocástica: métodos de simulação de variações aleatórias. Função quantil, aceitação/ rejeição e taxa de falha. Uso de simulação em testes de hipóteses, cálculo do valor-p. Técnicas de redução de variação.
Metodologia de avaliação
Componente individual escrita (50% Testes/Exame com nota mínima a específicar), e trabalhos de grupo com relatório escrito e apresentação oral (50%)
Componente de Competências Transversais
Pensamento Crítico e Inovador – A realização dos projetos envolve componentes de pensamento estratégico, pensamento crítico, criatividade, e estratégias de resolução de problemas, sem avaliação explícita. Competências Intrapessoais – A realização dos projetos envolve componentes de produtividade e gestão de tempo, gestão de stress, proatividade e espírito de iniciativa, motivação intrínseca e tomada de decisão, sem avaliação explícita. Competências Interpessoais – Na avaliação dos relatórios dos projetos,10% da classificação é atribuída à forma do relatório e 10% da classificação é atribuída à apresentação oral e discussão dos projetos.
Componente Laboratorial
O laboratório e os projetos envolvem programação R. A percentagem de avaliação nesta componente é de 50%.
Componente de Programação e Computação
Introdução ao R. Projetos computacionais em R de estatística não paramétrica e de simulação estocástica.
Princípios Éticos
Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.