Disciplina Curricular
Matemática Experimental ME
Licenciatura Bolonha em Matemática Aplicada e Computação - LMAC 2021
Contextos
Grupo: LMAC 2021 > 1º Ciclo > Área Principal
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Pré-requisitos
Introdução à Teoria dos Números.
Objectivos
Aprendizagem da linguagem de programação Mathematica através do estudo, numa perspectiva experimental, de algoritmos no âmbito da teoria elementar dos números e da álgebra computacional.
Programa
Problema de Collatz. Divisibilidade. Números primos. Testes de primalidade. Números perfeitos. Números de Mersenne. Algoritmo de Euclides. Crivo de Eratóstenes. Sucessão de Fibonacci. Frações contínuas. Aritmética modular. Equações de Diofanto. Representação de números em computador. Mudanças de base. Algoritmo de Horner. Métodos de aproximação de raízes de equações não lineares. Classificação de pontos fixos
Metodologia de avaliação
Exame/testes, possivelmente com nota mínima, complementado com componente de avaliação contínua (75%). Trabalhos computacionais com discussão oral (25%). Exame oral para notas finais iguais ou superiores a 18.
Componente de Competências Transversais
A UC permite o desenvolvimento de competências transversais em Pensamento Crítico, Criatividade e Estratégias de Resoluções de Problemas, nas aulas, em trabalho autónomo e nas várias componentes de avaliação. A percentagem de avaliação associada a estas competências deverá ser da ordem dos 15%.
Componente Laboratorial
Realização de atividades visando a compreensão do sistema Mathematica através de exemplos e resolução de exercícios sobre a matéria abordada nas aulas teóricas.
Componente de Programação e Computação
Desenvolvimento de trabalho computacional a realizar em grupos (25% da avaliação).
Princípios Éticos
Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.