Disciplina Curricular

Resistência dos Materiais RMat

Licenciatura Bolonha em Ciências de Engenharia - Engenharia do Território - LET 2006

Contextos

Grupo: LET 2006 > 1º Ciclo > Estruturas e Materiais

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Dar a conhecer os fundamentos do comportamento mecânico de sólidos deformáveis sujeitos a solicitações exteriores: conceitos de tensão, de deformação e de relação constitutiva (comportamento material). Fornecer metodologias de análise de tensões e deformações em peças lineares submetidas a esforço axial e flexão.

Programa

Características mecânicas dos materiais. Noção de tensão e deformação (extensão e distorção). Comportamento elástico e plástico dos materiais de construção. Interpretação dos ensaios de tracção e compressão. Ductilidade, fragilidade e rotura. Tracção e compressão. Barras de secção mista. Efeito da temperatura. Ensaio em laboratório de um provete de aço macio e da flexão de uma viga de betão com e sem armadura. Momentos de inércia e raios de giração. Flexão elástica recta ? tensões e deformações. Módulo de flexão. Equação da elástica e teoremas de Mohr para o cálculo de flechas em vigas. Dimensionamento elástico de vigas: resistência e deformabilidade. Influência do esforço transverso no dimensionamento. Secções mistas aço-betão: noção de conexão e de esforço de corte na ligação. Exemplos de tipologia e pré-dimensionamento das estruturas de betão armado ou mistas aço-betão nos pavimentos dos edifícios. Flexão desviada e composta - cálculo de tensões. Secções não resistentes à tracção sob compressão excêntrica. Aplicação ao cálculo de tensões sob sapatas de fundação rígidas. Noção de núcleo central de uma secção. Comportamento dos arcos. Torção de peças com simetria radial. Comportamento à torção de secções abertas e fechadas. Encurvadura de colunas - cargas criticas elásticas e comprimentos de encurvadura. Conceito de esbelteza e de curvas de dimensionamento de colunas.

Metodologia de avaliação

A avaliação de conhecimentos será feita através de 2 testes e do exame final de 2ª época, ou dos 2 exames finais (de 1ª e de 2ª épocas). As melhorias de notas poderão ser efectuadas no 2º exame. Os alunos com nota superior a 16 valores na prova escrita terão que efectuar uma prova oral para poderem obter uma nota final superior a 16 valores.

Disciplinas Execução

2015/2016 - 1º Semestre

2014/2015 - 1º Semestre

2013/2014 - 1 Semestre

2012/2013 - 1 Semestre

2011/2012 - 1 Semestre

2010/2011 - 1 Semestre

2009/2010 - 1 Semestre

2008/2009 - 1 Semestre

2007/2008 - 1 Semestre