Disciplina Curricular

Gestão Ges

Licenciatura Bolonha em Ciências de Engenharia - Engenharia do Território - LET 2006

Contextos

Grupo: LET 2006 > 1º Ciclo > Competências Transversais

Período:

Peso

4.5 (para cálculo da média)

Objectivos

A u.c. de Gestão é lecionada a todos os cursos do 1º ciclo do IST, e tem como objetivo principal introduzir os alunos a um conjunto de conceitos e ferramentas que lhes irá permitir: • Compreender a natureza sistémica e integrada do funcionamento das organizações • Avaliar a multidisciplinaridade e recursos necessários ao funcionamento das organizações Pretende-se que os alunos fiquem habilitados com a introdução às competências profissionais fundamentais para o funcionamento das organizações tais como: Enquadramento Microeconómico, Gestão Estratégica, Marketing, Gestão de Recursos Humanos, Contabilidade e Avaliação de Projetos. A aplicação dos conhecimentos adquiridos é válida tanto para empresas em atividade, como para projetos de empreendedorismo – p.ex. start-ups resultantes da Inovação & Desenvolvimento Tecnológico. A u.c. de Gestão tem também como objetivo introduzir os alunos ao funcionamento das empresas em ambiente real, e treinar o trabalho em equipa aplicando os conceitos e ferramentas analíticas lecionadas na u.c. Para isso inclui-se a participação destes na simulação empresarial ISTMC, em que grupos de alunos representam empresas que competem entre si simulando um mercado em ambiente real. Os melhores grupos são convidados a integrarem outras simulações empresariais até ao nível da competição internacional Global Management Challenge.

Programa

Cap 1. Conceitos Fundamentais a. -O que é a Gestão b. O que é Economia c. História do Pensamento sobre a Gestão. Cap 2. O Ambiente económico a. -O contexto da União económica e monetária b. Mercados. Procura e seus determinantes. Bens substitutos e bens complementares c. Elasticidade da procura. Oferta e seus determinantes. Equilíbrio do mercado. Custos e tecnologia. d. Economias de escala, economias de gama, economias de experiência. Estruturas de mercado. Papel do Estado. e. Inovação e Empreendedorismo Cap 3. Análise Estratégica a. Conceitos Fundamentais b. Funções da Gestão ? Planeamento c. Visão, Missão, Objectivos Estratégicos d. Análise Externa ? PESTL e PORTER e. Análise Ambiente Interno - Cadeia de Valor f. Matriz SWOT g. Formulação da Estratégia h. Implementação da Estratégia Cap 4 Marketing a. Conceitos Fundamentais. Comportamento de compra. b. STP (segmentação, targeting, posicionamento c. Marketing Mix: -Produto -Preço -Distribuição -Comunicação Cap 5 ? Informação Financeira- Elementos de Contabilidade a. A organização da informação financeira: O papel da Contabilidade; Introdução aos principais mapas e conceitos b. O Balanço e a Demonstração de Resultados c. Enquadramento dos Conceitos Contabilísticos d. Análise Económico-Financeira através de Indicadores de Gestão e. Análise gastos-volume-resultados Cap 6 ? Análise Projectos de Investimento a. A dimensão temporal e o cálculo financeiro ? Capitalização, Taxa de juro nominal, efectiva e real, Actualização b. Critérios de análise da rendibilidade de projectos de investimento - VAL (Valor Actual Líquido); TIR (Taxa Interna de Rendibilidade); PRI - Período de Recuperação do Investimento Cap 7 ? Implementação da Estratégia a. Teoria Organizacional - Cultura empresarial; Ética e responsabilidade social b. Gestão de Recursos Humanos ? Motivação; Liderança Cap 8 ? Sistemas de Informação e Controlo a. Sistemas de Informação de Gestão: b. Balanced Scorecard Qualidade (P) - Gestão da Qualidade

Metodologia de avaliação

2 Testes ou 1 Exame final.

Disciplinas Execução

2015/2016 - 2º Semestre

2014/2015 - 2º Semestre

2012/2013 - 2 Semestre

2011/2012 - 2 Semestre

2010/2011 - 2 Semestre

2009/2010 - 2 Semestre

2008/2009 - 2 Semestre

2007/2008 - 2 Semestre

2006/2007 - 2 Semestre