Disciplina Curricular
História da Cidade HC
Licenciatura Bolonha em Ciências de Engenharia - Engenharia do Território - LET 2006
Contextos
Grupo: LET 2006 > 1º Ciclo > Cultura Urbanística
Período:
Peso
4.5 (para cálculo da média)
Objectivos
Aprofundar o conhecimento e enquadramento histórico da cidade através do tempo numa perspectiva de intervenção no tecido urbano. Reflectir sobre os pressupostos teóricos e os modelos urbanos dominantes. Estimular a compreensão da cidade e dos territórios urbanizados como fenómeno resultante da organização do espaço colectivo decorrente da estrutura económica, social e política. A cidade, sua reutilização e reconversão como estratégia de requalificação espacial. Desenvolver a aptidão para a análise e avaliação da forma urbana, relacionando-a com traçados e malhas, programas correntes e excepcionais.
Programa
A cidade e o território como "arquivos da história". Os paradigmas da cidade na Antiguidade. A pólis grega e a cidade romana. A organização do território e a cidade como instrumento de implantação de um modelo civilizacional. A revolução urbana na Idade Média e a génese e a afirmação da burguesia. Renascimento, humanismo e classicismo. O urbanismo e a teoria da cidade ideal. As novas cidades de traçados e as fundações no novo Mundo. A época Barroca: arquitectura, urbanismo e poder. Roma barroca, a renovação urbana e o triunfo do papado. A cidade como cenário e afirmação de um poder autocrático. O "classicismo" francês. O despotismo esclarecido e a renovação urbanística: Lisboa e Vila Real de Santo António. Situação contemporânea: revoluções técnicas, económicas e sociais. Revolução industrial e transformação da cidade oitocentista: reorganização e ampliação da cidade europeia. Da cidade dos traçados à cidade-jardim. O urbanismo e a arquitectura do Movimento Moderno. A "Carta de Atenas" no quadro da ortodoxia dos CIAM. As New Towns e a reconstrução europeia do pós-guerra: França, Inglaterra e Itália. Lisboa Contemporânea. Perspectivas para a cidade do século XXI.
Metodologia de avaliação
Trabalho Prático sustentado numa Avaliação contínua, exercida sobre a evolução trabalho, respectivas apresentações realizadas nas aulas e tendo em conta a participação nos debates-seminário.