Dissertação

Caracterização de Compósitos de Borracha com Cortiça: Novos Fluidos de Tendência Mundial na Área dos Transportes Novos Fluidos de Tendência Mundial na Área dos Transportes EVALUATED

A utilização crescente de biocombustíveis baseados em fontes renováveis é uma prioridade estratégica da Comissão Europeia (CE) para a indústria automóvel, devido à maior consciência ambiental da sociedade e ao efeito económico da redução de consumos. Além disso, a sua utilização garante sustentabilidade energética, redução da dependência de combustíveis fósseis e o desenvolvimento dos sectores energético e agrícola. Devido a esta prioridade estratégica, as duas maiores preocupações da indústria automóvel actual são a redução das emissões de hidrocarbonetos e a utilização de fueis alternativos, que sejam renováveis. Por isso, a sua utilização leva a que sejam efectuados estudos sobre o seu impacto nos materiais que constituem o sistema de combustível de veículos, nomeadamente as borrachas utilizadas como juntas. O objectivo deste trabalho é documentar a compatibilidade química de vários tipos de elastómeros após imersão em fueis convencionais (gasolina e diesel) e alternativos (E85 e biodiesel). Também foi analisado o impacto de um óleo de engrenagem e de um anticongelante nos vários elastómeros. Outro objectivo deste trabalho é o de comparar a permeabilidade da gasolina com a do E85. Esta comparação está relacionada com as regras restritas para a permeabilidade de fueis em componentes elastoméricos da indústria automóvel norte-americana, implementadas pela Agência de Protecção Ambiental (EPA). Para atingir estes objectivos foram medidas propriedades físicas, variações de volume e constantes de permeabilidade. Os resultados são discutidos em função do polímero tipo e da composição de cada uma das borrachas com cortiça.
elastómeros, fueis, resistência química, variação de volume, permeabilidade, parâmetros de Hansen

outubro 3, 2007, 9:30

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Orientação

CO-ORIENTADOR

João Fernandes

Amorim Industrial Solutions

Especialista

ORIENTADOR

João Carlos Moura Bordado

Departamento de Engenharia Química e Biológica (DEQB)

Professor Catedrático Convidado