Disciplina Curricular
Materiais, Inovação e Sociedade MIS
Licenciatura Bolonha em Engenharia de Materiais - LEMat 2021
Contextos
Grupo: LEMat 2021 > 1º Ciclo > Pré-Major
Período:
Peso
3.0 (para cálculo da média)
Pré-requisitos
NA.
Objectivos
Após terminar o seu primeiro ciclo de estudos, o aluno deverá ser capaz de entender que existe uma ligação entre a engenharia de materiais, as novas formas de aplicar este ramo da engenharia aos mais diversos sectores de atividade e o impacto que a mesma tem e terá na sociedade. No entanto, a consolidação deste processo só ficará estabelecida no segundo ciclo de estudos, quando o aluno tiver sido confrontado com os conteúdos associados às principais tecnologias e processos de fabrico para os mais diversos materiais. Nessa altura, torna-se muito importante o aluno conhecer as metodologias para conceber e validar o respetivo resultado de uma qualquer tecnologia ou processo, quer se trate de uma inovação radical ou de uma otimização incremental que permitam contribuir para desenvolvimento económico, ambiental e societal.
Programa
Nesta disciplina destacar-se-ão as abordagem da engenharia de materiais aos campos que representam, na atualidade, os maiores desafios da sociedade: - Saúde, mudanças demográficas e bem-estar; - Sustentabilidade ao nível alimentar e bioeconomia; - Energias seguras, limpas e eficientes; - Transportes e mobilidade inteligente; - Mudanças climáticas, ambiente e eficiência na exploração de recursos e matérias-primas; - Segurança de cidadãos e regiões. Assim, a presente disciplina destina-se a dar ao aluno o conhecimento das melhores práticas nacionais e internacionais no que respeita ao desenvolvimento, fabrico ou aplicação de materiais ou tecnologias de fabrico inovadoras nas mais variadas áreas de ponta, e que evidenciem a melhoria de um ou mais desafios societais. O programa da disciplina desenvolvese na forma de seminários motivadores conduzidos por profissionais que irão apresentar alguns dos projetos âncora realizados quer à escala nacional, quer internacional.
Metodologia de avaliação
Apresentação oral de um trabalho realizado em grupo devendo evidenciar: apresentação técnico-científica; grau de Inovação; impacto na sociedade (económico, ambiental, ou mudança aos níveis regional ou global). A avaliação das apresentações orais é avaliada por um painel externo. (60%) Apresentação de um relatório técnico que sustente o tema selecionado. (30%) Presença nas aulas de seminários com a presença de oradores convidados; realização de inquéritos de interpretação dos temas. (10%)
Componente de Competências Transversais
A UC permite o desenvolvimento de competências transversais em Pensamento Crítico (nomeadamente pensamento estratégico e abordagens à resolução de problemas); Competências Interpessoais e Intrapessoais (oral, organizacional e trabalho em equipa, autodisciplina, perseverança, auto-motivação), e Literacia da informação e dos Media (capacidade de localizar e aceder a informações, bem como para analisar e avaliar os conteúdos dos media). A percentagem de avaliação associada a essas competências deverá ser 20%.
Componente Laboratorial
NA.
Componente de Programação e Computação
NA.
Princípios Éticos
Todos os membros do grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo o aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa Avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.