Disciplina Curricular
Corrosão e Desgaste CDes
Licenciatura Bolonha em Engenharia de Materiais - LEMat 2021
Contextos
Grupo: LEMat 2021 > 1º Ciclo > Área Principal
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Pré-requisitos
Sem pré-requisitos
Objectivos
Pretendese que o aluno saiba identificar os principais mecanismos de degradação química (corrosão) e mecânica (desgaste) de materiais. O aluno deverá conhecer e compreender os métodos a utilizar para a proteção da corrosão (excluindo revestimentos) e efetuar previsões do tempo de vida de um componente sujeito a degradação química. O aluno deverá conhecer e compreender os métodos a utilizar para a caracterização topográfica de superfícies; os factores que afectam o coeficiente de atrito; identificar regimes de desgaste e selecionar soluções de lubrificação; identificar mecanismos de desgaste por análise das condições a que o componente está submetido e por observação da superfície desgastada; efetuar previsões do tempo de vida de um componente sujeito a desgaste; saber como atuar para minimizar a deterioração devida a desgaste.
Programa
Degradação de materiais. Corrosão. Importância social e económica. Electroquímica da Corrosão. Termodinâmica e Cinética. Passivação. Tipos de corrosão: uniforme; por picadas; em fendas; filiforme; galvânica; seletiva; intergranular; biológica; sob tensão, fragilização pelo hidrogénio, sob fadiga, com vibração, corrosão-erosão, cavitação; em cerâmicos e polímeros. Corrosão atmosférica, marinha, no betão, em ambiente oil & gas. Proteção: seleção de materiais e projeto; inibidores de corrosão; proteção catódica e anódica. Desgaste. Superfícies de sólidos. Rugosidade: parâmetros, métodos de medida. Mecânica do contacto. Contacto singular e múltiplo: áreas nominal e real, modelo de Greenwood e Williamson, índice de plasticidade. Atrito. Leis. Coeficiente de atrito. Lubrificação. Lubrificantes sólidos. Desgaste por deslizamento: lei de Archard, mecanismos, mapas de desgaste. Desgaste abrasivo: eq. de Rabinowicz, mecanismos. Desgaste triboquímico. Erosão. Fadiga de superfície. Aplicações.
Metodologia de avaliação
A avaliação será efectuada por: - exame final (50%) - trabalhos práticos (50%) - relatório, apresentação oral e discussão Para aprovação, nenhuma das duas classificações (trabalhos e exame) poderá ser inferior a 9,5 valores.
Componente de Competências Transversais
Várias vertentes de Competências Transversais serão exploradas nesta UC. Por um lado, o seu programa debruça-se sobre a degradação de materiais, o que implica ter em conta questões de cidadania global, na sua vertente de responsabilidade social e cívica, principalmente na avaliação e gestão do ciclo de vida dos materiais. Por outro lado, na componente laboratorial os alunos, em grupos, trabalharão em ambiente laboratorial e desenvolverão relatórios escritos e apresentarão orais. Nesta componente serão desenvolvidas e avaliadas várias competências transversais: competências intrapessoais (produtividade e gestão do tempo, no desenvolvimento do tema e na sua apresentação), interpessoais (comunicação oral, trabalho em equipa e liderança) e de literacia da informação e dos media (procura e gestão da informação, estruturação e formatação de relatórios e apresentações). Assim, o peso das competências transversais corresponde, no mínimo, a 25% dos ECTS da UC, ou seja, 1.5 ECTS.
Componente Laboratorial
As aulas de laboratório envolverão vários trabalhos experimentais de ensaios de corrosão e desgaste em diferentes materiais, e em várias condições. Os alunos realizarão os trabalhos práticos ao longo do semestre organizados em grupos. A componente de laboratório será avaliada por relatórios escritos que serão apresentados e discutidos em sessão pública. A componente laboratorial contribui com 50% para a avaliação do aluno na UC.
Componente de Programação e Computação
___
Princípios Éticos
Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação todo o aluno deve divulgar qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo o aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.