Disciplina Curricular
Comportamento Mecânico de Materiais II CMM-II
Licenciatura Bolonha em Engenharia de Materiais - LEMat 2021
Contextos
Grupo: LEMat 2021 > 1º Ciclo > Área Principal
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Pré-requisitos
Recomenda-se a realização prévia das unidades curriculares Estruturas de Materiais e Comportamento Mecânico de Materiais I da Licenciatura em Engenharia de Materiais.
Objectivos
O principal objectivo é a compreensão dos aspectos fenomenológicos do comportamento plástico e de ruína mecânica dos materiais e a sua relação com a estrutura do material e os mecanismos de deformação. Os alunos deverão saber utilizar o conhecimento de estado de tensão, de estrutura e defeitos de materiais para compreender, descrever e prever os fenómenos de deformação plástica e ruína (desenvolvimento e propagação de fendas), à escala atomica e microscópica, de forma a interpretar esses fenómenos do ponto de vista macroscópico. Os alunos deverão ser capazes de realizar vários tipos de ensaios mecânicos destrutivos e não destrutivos e interpretar os resultados obtidos.
Programa
Resistência teórica à cedência plástica. Comportamento plástico e deslocações. Fenómenos de instabilidade plástica. Deformação plástica de monocristalinos: efeito da estrutura, orientação, temperatura e taxa de extensão. Maclagem. Deformação plástica de policristais. Constrangimento plástico. Mecanismos de aumento da resistência à deformação plástica. Casos de estudo. Resistência teórica à fractura. Fendas e mecânica da fractura linear elástica. Modos de propagação de fendas. Mecanismos dissipativos. Tenacidade à fractura. Casos de estudo. Ruína por Fadiga. Caracterização da solicitação. Propagação de fendas em fadiga. Curvas S-N. Fadiga oligocíclica e hipercíclica. Casos de estudo. Fluência. Deformação a elevadas temperaturas homólogas. Variação da taxa de extensão com a tensão e a temperatura. Mapas de deformação. Recuperação e recristalização estática e dinâmica. Superplasticidade. Casos de Estudo. Ensaios Mecânicos destrutivos e não destrutivos; normas de ensaio. Fractografia.
Metodologia de avaliação
Exame: 50%; Apresentação e discussão dos trabalhos de laboratório: 50%.
Componente de Competências Transversais
O trabalho a realizar no âmbito da UC contempla as seguintes competências transversais: pensamento crítico e inovador, tomada de decisão, trabalho em equipa, liderança, trabalho autónomo, comunicação oral, utilização de ferramentas informáticas e multimédia de apresentação.
Componente Laboratorial
Ensaios Mecânicos: dureza; tracção; fadiga; tenacidade. Ensaios Não Destrutivos: ensaio de líquidos penetrantes. Fractografia: estudo de superfícies de fractura.
Componente de Programação e Computação
Sem competências de computação e programação
Princípios Éticos
Todos os membros do grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo o aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa Avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.