Disciplina Curricular
Transformações de Fase TFase
Licenciatura Bolonha em Engenharia de Materiais - LEMat 2021
Contextos
Grupo: LEMat 2021 > 1º Ciclo > Área Principal
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Pré-requisitos
Descrição dos pré-requisitos sugeridos para frequentar a unidade curricular. (max. 1000)
Objectivos
O aluno deverá ser capaz de interpretar diagramas de equilíbrio de fases, compreender os conceitos fundamentais das transformações de fase (termodinâmica, cinética e difusão), compreender os mecanismos das transformações de fase em materiais e a sua relação com a microestrutura e propriedades resultantes.
Programa
Termodinâmica e diagramas de equilíbrio. Equilíbrio. Sistemas unários. Soluções binárias. Eq. em sistemas heterogéneos. Diagramas binários e ternários. Influência das interfaces no equilíbrio. Difusão atómica em sólidos. Mecanismos. Difusão intersticial e substitucional. Mobilidade atómica. Difusão em ligas ternárias. Caminhos preferenciais de difusão. Difusão em sistemas binários multifásicos. Solidificação. Metais puros. Nucleação e crescimento. Solidificação de ligas monofásicas, eutécticas e peritécticas. Solidificação em lingotes, soldadura, rápida. Transformações em fase sólida com difusão. Nucleação homogénea e heterogénea. Crescimento. Cinética. Curvas TTT. Precipitação. Precipitação da ferrite. Precipitação celular. Transformação eutectóide. Transformações massivas. Transformações ordem-desordem. Transformações sem difusão. Características. Cristalografia da martensite. Nucleação e crescimento da martensite. Morfologias. Revenido. Aplicação a ligas de Fe, Cu, Ti, NiTi e ZrO2.
Metodologia de avaliação
Questionários em aula e resolução de exercícios em grupo (alguns dos quais usando métodos computacionais) - 50% Exame final - 50%
Componente de Competências Transversais
A metodologia de ensino utilizada, com a componente de avaliação contínua, na qual os alunos terão que resolver em grupo problemas específicos sobre transformações de fase em materiais, permitirá desenvolver as seguintes competência transversais: - Pensamento crítico e inovador: pensamento estratégico e crítico, criatividade, estratégias de resolução de problemas - Competências interpessoais: proatividade e espírito de iniciativa, tomada de decisão - Competências interpessoais: comunicação escrita, trabalho em equipa Literacia da informação e dos media: Utilização de ferramentas informáticas, Procura e gestão de informação, Estruturação e formatação de relatórios e apresentações
Componente Laboratorial
na
Componente de Programação e Computação
Cálculo de diagramas de equilíbrio de fases com base em dados termodinâmicos usando o método Calphad e o software OpenCalphad. Serão utilizados outros módulos específicos para simulação de difusão e cinética de transformações de fase (perfis de composição, precipitação, crescimento de grão). Os alunos resolverão problemas específicos nos fenómenos de difusão e transformações de fase usando esses pacotes (OpenFOAM, etc).
Princípios Éticos
Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação todo o aluno deve divulgar qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo o aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.