Disciplina Curricular
Seminários de Engenharia de Materiais SEMat
Licenciatura Bolonha em Engenharia de Materiais - LEMat 2021
Contextos
Grupo: LEMat 2021 > 1º Ciclo > Área Principal
Período:
Peso
3.0 (para cálculo da média)
Pré-requisitos
NA.
Objectivos
Esta UC tem dois objectivos principais: - reforçar nos estudantes competências de gestão do tempo, trabalho em equipa e de comunicação (escrita e oral); - ajudar o aluno a compreender o que é a Engenharia de Materiais e as suas áreas de intervenção, qual a sua importância no desenvolvimento científico e tecnológico bem como o seu impacto socioeconómico. Destinase ainda dar a conhecer as funções que um Engenheiro de Materiais pode desempenhar, qual o seu papel numa empresa e num ambiente de trabalho.
Programa
O programa da disciplina desenvolvese na forma de seminários. Os seminários de soft skills serão realizados por técnicos do NDA (Núcleo de Desenvolvimento Académico), enquanto que os seminários sobre a Engenharia de Materiais serão realizados por exalunos a desenvolver a sua atividade profissional em vários sectores.
Metodologia de avaliação
A avaliação será sob a forma de uma monografia escrita, a desenvolver durante o período lectivo, seguida da respectiva apresentação pública.
Componente de Competências Transversais
A UC permite o desenvolvimento de competências transversais em Pensamento Crítico (nomeadamente pensamento estratégico e abordagens à resolução de problemas); Competências Interpessoais e Intrapessoais (oral, organizacional e trabalho em equipa, autodisciplina, perseverança, auto-motivação), e Literacia da informação e dos Media (capacidade de localizar e aceder a informações, bem como para analisar e avaliar os conteúdos dos media). A percentagem de avaliação associada a essas competências deverá ser 20%.
Componente Laboratorial
NA.
Componente de Programação e Computação
NA.
Princípios Éticos
All members of a group are responsible for the group’s work In any assessment, every student shall honestly disclose any help received and sources used. In an oral assessment, every student shall be able to present and answer questions about the entire assignment and solution.