Disciplina Curricular
Introdução à Engenharia de Materiais IEM
Licenciatura Bolonha em Engenharia de Materiais - LEMat 2021
Contextos
Grupo: LEMat 2021 > 1º Ciclo > Área Principal
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Pré-requisitos
NA
Objectivos
O objectivo da disciplina é permitir ao aluno adquirir uma visão global integrada do campo de actuação da Engenharia de Materiais. Serão introduzidas as principais classes de materiais e suas propriedades, numa perspectiva de estabelecimento das relações entre a sua estrutura, métodos de processamento e transformação, propriedades resultantes e aplicações.
Programa
1. Introdução. Classes de materiais. Breve noção das suas propriedades, métodos de processamento e aplicações. Ligação química e sua influência nas propriedades dos materiais. 2. Estruturas cristalinas. Materiais cerâmicos e semicondutores. Planos e direções cristalográficos. Defeitos cristalinos. 3. Solidificação. Nucleação e crescimento. 4. Diagramas de fases: principais configurações. Diagramas de fases de ligas metálicas e materiais cerâmicos comuns. 5. Materiais metálicos. Tratamentos térmicos e transformações de fases. 6. Materiais poliméricos e materiais compósitos. 7. Propriedades mecânicas e ensaios mecânicos. 8. Propriedades térmicas, eléctricas, magnéticas e ópticas.
Metodologia de avaliação
O método de avaliação contempla: 1) Questionários individuais de avaliação dos diversos tópicos do programa (realizados em aula), ao longo do período lectivo, para monitorizar a aquisição de conhecimentos de forma contínua (60%); 2) Relatório (trabalho de grupo), contendo: (a) uma compilação e interpretação crítica das experiências de identificação de vários tipos de materiais, realizadas nas aulas de laboratório, e (b) apresentação sobre um material inovador à escolha. Apresentação escrita e oral do trabalho (40%).
Componente de Competências Transversais
Apesar do relatório ser realizado em grupo, as competências transversais de cada elemento do grupo serão contabilizadas em 20% na avaliação individual (ponto 2 do Método de Avaliação). Entenda-se, neste caso, como competências transversais: (a) atitude em laboratório, (b) autonomia, criatividade e proactividade na execução das tarefas e resolução de problemas, (c) trabalho em equipa, assertividade e liderança, (d) avaliação crítica de conteúdos dos media/internet, (e) comunicação escrita, visual e oral, crítica para a apresentação à turma do trabalho.
Componente Laboratorial
Nas aulas laboratoriais desta UC todos os alunos, organizados em grupos de trabalho, receberão várias amostras de várias classes de materiais e terão a oportunidade de utilizar várias técnicas de caracterização (DRX, microscopia óptica, ensaios de dureza e de tração) e métodos de identificação dos vários materiais recebidos. Esta componente laboratorial é desenhada para promover o "saber fazer" e facilitar a compreensão e consolidação dos conhecimentos adquiridos nas aulas TP.
Componente de Programação e Computação
N/A. No entanto, os alunos poderão utilizar softwar de tratamento de imagem (e.g. ImageJ), realização de vídeos, etc.
Princípios Éticos
Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação todo o aluno deve divulgar qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo o aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.