Disciplina Curricular
Química Qui
Licenciatura Bolonha em Engenharia de Materiais - LEMat 2021
Contextos
Grupo: LEMat 2021 > 1º Ciclo > Formação Fundamental
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Pré-requisitos
Não se aplica
Objectivos
Esta UC destina-se a um agrupamento de cursos que inclui no seu plano curricular várias UCs de Química ou que exigem conhecimentos de base de Química. Pretende-se que os alunos adquiram conhecimento de como e porquê os átomos se combinam, formando moléculas e estruturas mais complexas, e de como a sua composição e estrutura afeta as respetivas propriedades (relações estrutura-propriedade). Este objetivo é atingido através da inclusão de temas novos e atuais, mas também de “Case-studies” dos tópicos focados, que motivam os alunos para a importância dos mesmos em diversas áreas da Engenharia, nomeadamente nas áreas referentes aos cursos em causa.
Programa
Introdução ao Modelo quântico do átomo. Propriedades periódicas dos elementos. Ligação Química em Moléculas Diatómicas – Teoria das Orbitais Moleculares (TOM). Introdução à espectroscopia de visível, UV e IV. Processos Fotoquímicos elementares Ligação Química em Moléculas poliatómicas – Teoria do Enlace de Valência (TEV). Forças Intermoleculares e propriedades de compostos covalentes Polímeros: Estrutura e morfologia. Reações de polimerização, Degradação térmica, fotoquímica e química. Metais: Estruturas. Ligação metálica segundo a TOM: Teoria das bandas e Energia de Coesão. Ligas. Sais Iónicos – Estruturas. Energia Reticular. Cristais Covalentes - Ligação segundo a TOM: Teoria das bandas. Introdução às propriedades elétricas: Condutores, Semicondutores e Isoladores. Fundamentos de Cinética e Termodinâmica Química. Reações Ácido-Base e de Dissolução. Reações de Oxidação-Redução. Eletroquímica. Corrosão e métodos de proteção contra a corrosão. Aplicações a diferentes Engenharias.
Metodologia de avaliação
Avaliação continua (mini-exercícios): 30% Laboratório: 20% Exame: 50% A componente de avaliação contínua corresponde a mini-exercícios que serão realizados semanalmente no final das aulas Práticas, através de ferramentas on-line de forma a permitir rapidez na correção e disponibilização do resultado da avaliação. A avaliação laboratorial será realizada durante o período através de ferramentas on-line nas aulas de Laboratoriais.
Componente de Competências Transversais
As Competências Transversais serão desenvolvidas quer no processos de avaliação Teórica e Laboratorial (ver Método de avaliação e respectivas percentagens), durante a realização das aulas Teóricas (através da apresentação de “Case-studies”) bem como das aulas Práticas e Laboratoriais. Nestas últimas serão particularmente desenvolvidas as Competências Interpessoais, nomeadamente de Trabalho em Grupo e Liderança, bem como a componente de Criatividade, uma vez que os alunos serão avaliados no final de cada aula. Os “Case-studies” serão particularmente úteis não só para desenvolver Pensamentos Críticos e Inovadores mas também para os alunos tomarem um maior contacto com a Literacia de Informação e dos Media na óptica do utilizador.
Componente Laboratorial
Cada aluno realizará cinco trabalhos práticos: 1) Introdução às Técnicas de Laboratório: Doseamento de um contaminante por Espetrofotometria. 2) Síntese, purificação e caracterização de um composto covalente. 3) Forças Intermoleculares: Solubilidade e Miscibilidade. 4) Determinação do teor em ácido acético de um vinagre comercial por titulação ácido-base. 5) Série Electroquímica e Células Galvânicas
Componente de Programação e Computação
Nas aulas Práticas e Laboratoriais os alunos irão aplicar programas como o Excel e o Mercury (programa gráfico para visualização de estruturas moleculares e cristalinas) na óptica do utilizador, que não se irão refletir directamente na avaliação.
Princípios Éticos
Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação todo o aluno deve divulgar qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo o aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.