Disciplina Curricular
Mecânica e Ondas MO
Licenciatura Bolonha em Engenharia de Materiais - LEMat 2021
Contextos
Grupo: LEMat 2021 > 1º Ciclo > Formação Fundamental
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Pré-requisitos
Cálculo Diferencial e Integral I e II
Objectivos
Geral: Prever quantitativamente as consequências de uma variedade de fenómenos físicos com ferramentas de análise. Garantir formação científica avançada e profunda num domínios fundamental da Física que permita abordagens de inovação disciplinares ou interdisciplinares. Específico: Compreensão e interligação dos conceitos e princípios básicos da Mecânica e das Ondas, como massa, energia, trabalho, oscilações e ondas, através de uma perspectiva integradora dos mesmos; capacidade de os aplicar à resolução de problemas, nomeadamente no que respeita às suas aplicações tecnológicas.
Programa
1.Cinemática: vetores posição, velocidade e aceleração; movimentos retilíneo e circular. 2.Forças e referenciais: movimento relativo; inércia; leis de conservação e simetrias espaço-tempo. 3.Trabalho e energia: energia cinética; forças conservativas; energias potencial e mecânica; conservação de energia e invariância no tempo. 4.Momento linear: sistema de partículas e centro de massa; conservação do momento linear e invariância de translação; colisões. 5.Momentos angular e de força: binário; condições de equilíbrio. 6.Gravitação: leis de Kepler e forças centrais; conservação do momento angular e isotropia do espaço. 7.Corpo rígido: momento de inércia; estática; translação e rotação; giroscópio. 8.Oscilações: harmónicas simples, com atrito e forçadas; ressonância. 9.Ondas: sinusoidais e parâmetros característicos; transversais e longitudinais, estacionárias (corda vibrante), planas e esféricas; batimentos; princípio de Huyguens; reflexão, refração e dispersão; interferências e difração.
Metodologia de avaliação
50% avaliação contínua por Fichas/Mini-Testes (exclusivamente durante o horário das aulas) [Mediante recursos adequados de monitores e/ou assistentes de ensino, o docente poderá usar também séries de problemas, apresentações orais e/ou discussões de resolução] 50% exame
Componente de Competências Transversais
A UC promove, através da exposição aos seus temas e da resolução prática de problemas, as competências de Pensamento crítico e inovador [Estratégias de resolução de problemas, Pensamento estratégico, Pensamento crítico, Criatividade], bem como de Competências intrapessoais [Motivação intrínseca, Produtividade e gestão de tempo]. A Competência interpessoal de comunicação escrita e a de Literacia da informação na estruturação de documentos poderão ter um peso até 5% nas avaliações escritas.
Componente Laboratorial
Não tem
Componente de Programação e Computação
Não tem
Princípios Éticos
Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.