Disciplina Curricular
Técnicas de Difracção e Microscopia TDMic
Licenciatura Bolonha em Engenharia de Materiais - LEMat 2021
Contextos
Grupo: LEMat 2021 > 1º Ciclo > Área Principal
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Pré-requisitos
na
Objectivos
Pretende-se que o aluno adquira conhecimentos teóricos e práticos sobre métodos de caracterização de materiais, mais concretamente, a análise estrutural de materiais por difracção de raios-X, microscopias ópticas, microscopias electrónicas e microscopias de sonda. Deverá ainda adquirir experiência de trabalho laboratorial segundo as bases do método científico: a formulação do problema, a pesquisa de fundamentos, formulação de hipóteses explicativas, a experimentação, a análise dos dados experimentais e a interpretação e comunicação dos resultados e conclusões.
Programa
1.ANÁLISE MICROESTRUTURAL Metodologias de preparação de amostras. Amostragem. Corte montagem. Desbaste e polimento. Contrastação. 2. DIFRAÇÃO DE RAIOS-X Produção e características da radiação X. Fundamentos teóricos da Difracção Constituição e funcionamento dos difractómetros. Indexação de difractogramas. Determinação de parâmetros de rede. Análise quantitativa de sistemas multifásicos. 3. MICROSCOPIA ÓPTICA E ELECTRÓNICA 3.1 Microscopia óptica: Princípios teóricos. Constituição e funcionamento do microscópio. Técnicas de microscopia. Aquisição, processamento e análise quantitativa de imagem. 3.2 Microscopia electrónica de varrimento: Princípios. Constituição e funcionamento do microscópio. Modos de imagem. Preparação de amostras. Microanálise. EBSD. 3.3 Microscopia electrónica de transmissão: Princípios. Constituição e funcionamento do microscópio. Modos de imagem. Preparação de amostras. Difração de eletrões. 4. MICROSCOPIAS DE SONDA Princípios gerais. Constituição e funcionamento dos microscópios. Técnicas de varrimento. Microscopia de força atómica (AFM).
Metodologia de avaliação
A avaliação consiste na realização de trabalho laboratorial em grupo (3 alunos/grupo) com elaboração, apresentação e discussão de relatório.
Componente de Competências Transversais
Pensamento crítico e inovador (criatividade, pensamento estratégico, resolução de problemas, tomada de decisão) - Competências interpessoais (apresentações orais, trabalho em equipa, competencias de organização e comunicação) - Competências Intrapessoais (autodisciplina, entusiasmo, preseverança, auto motivação, utilização de ferramentas informáticas, multimedia e apresentação) - Literacia da informação e dos media (capacidade de localizar e aceder a informação, bem como de analisar e avaliar o seu conteúdo) Estas competências serão avaliadas durante as aulas laboratoriais, pelos relatórios dos trabalhos e pela apresentação e discussão dos mesmos, consistindo em 10% da classificação final.
Componente Laboratorial
Durante as aulas de laboratório, cada grupo realizará um trabalho experimental com as diferentes técnicas de caracterização, com um dado material.
Componente de Programação e Computação
na
Princípios Éticos
Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação todo o aluno deve divulgar qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo o aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.