Disciplina Curricular
Estrutura de Materiais EMateri
Licenciatura Bolonha em Engenharia de Materiais - LEMat 2021
Contextos
Grupo: LEMat 2021 > 1º Ciclo > Área Principal
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Pré-requisitos
NA
Objectivos
Pretende-se que o aluno adquira sólidos conhecimentos sobre cristalografia, estrutura dos materiais e defeitos cristalinos, que forneçam ao aluno uma base sólida para relacionar a estrutura, defeitos e as propriedades dos materiais, que serão abordadas em disciplinas futuras. Os objectivos da disciplina incluem o conhecimento de: • Estrutura dos materiais metálicos, cerâmicos e poliméricos; • Fundamentos de cristalografia, abordando temas como operações de simetria, projecção esterográfica e textura; • Defeitos que ocorrem nas estruturas cristalinas.
Programa
1. ESTRUTURA DE MATERIAIS Estrutura de metais. Interstícios em CCC, CFC e HC. Alotropia. Soluções sólidas. Fases terminais e intermédias. Super-redes. Fases de Laves. Estrutura de cerâmicos. Perovskites, supercondutores, espinelas, silicatos. Estruturas de Carbono. Estrutura vítrea. Estruturas de polímeros. Termoplásticos. Termoendurecíveis. Elastómeros. Determinação da estrutura cristalina. 2. FUNDAMENTOS DE CRISTALOGRAFIA Operações de simetria. Quasicristais. Simetria 2D e 3D. Zona e eixo de zona. Lei de Weiss. Projecção estereográfica: propriedades; rede de Wulff; ângulos entre pólos; projecção padrão de cristais. Textura e figuras de pólos. 3. DEFEITOS CRISTALINOS Tipos de defeitos. Termodinâmica dos defeitos pontuais. Deslocações. Vector de Burgers. Movimento, interação e multiplicação de deslocações. Mecanismos de Frank e Reed. Escorregamento cruzado e trepa. Dissociação de deslocações. Falhas de empilhamento. Defeitos bidimensionais. Maclas. Fronteiras de grão.
Metodologia de avaliação
Exame Final: 60% Avaliação contínua: 40% A componente de avaliação contínua consiste em trabalho autónomo em grupo (3 alunos/grupo) de resolução de problemas/exercícios com apresentação e discussão. A nota mínima de cada componente é de 9.5 valores.
Componente de Competências Transversais
Pensamento crítico e inovador (criatividade, pensamento estratégico, resolução de problemas, tomada de decisão) - Competencias interpessoais (apresentações orais, trabalho em equipa, competencias de organização e comunicação) - Competencias Intrapessoais (autodisciplina, entusiasmo, preseverança, auto motivação, utilização de ferramentas informáticas, multimedia e apresentação) - Literacia da informação e dos média (capacidade de localizar e aceder a informação, bem como de analisar e avaliar o seu conteudo) Estas competencias serão avaliadas pelos relatorios dos trabalhos autónomos e pela sua apresentação e discussão consistindo em 10% da classificação final.
Componente Laboratorial
NA
Componente de Programação e Computação
NA
Princípios Éticos
Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação todo o aluno deve divulgar qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo o aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.