Plano Curricular

LEM 2003 desde 2003

A licenciatura em Engenharia Mecânica tem a duração de 5 anos curriculares. Os primeiros 3 anos têm por objectivo fornecer aos alunos conhecimentos sólidos no domínio das ciências básicas, ciências básicas de engenharia e ciências básicas de engenharia mecânica. Os dois últimos anos estão organizados em três grandes áreas de especialização (Termodinâmica Aplicada, Produção e Automação e Robótica) que o aluno escolhe livremente no final do 3º ano.

A estrutura curricular da licenciatura em Engenharia Mecânica caracteriza-se por um conjunto muito diversificado de disciplinas que permitem efectuar uma boa conjugação dos conhecimentos de natureza teórica com a informática e com a formação experimental e laboratorial. Nos últimos anos da licenciatura são realizados pequenos projectos de Engenharia Mecânica que culminam com a realização de um trabalho final de curso que proporciona uma iniciação às actividades técnico-profissionais dos Engenheiros Mecânicos.

A articulação da licenciatura com o mestrado em Engenharia Mecânica oferece aos alunos que pretendam realizar uma formação complementar de pós-graduação a possibilidade de poderem iniciar os seus estudos ainda no decurso do último ano da licenciatura.

O programa Europeu ERASMUS permite que os alunos da licenciatura em Engenharia Mecânica possam beneficiar das infraestruturas de outras escolas de Engenharia Europeias e da experiência de trabalhar com estudantes de diferentes nacionalidades em diversos países Europeus.

Ramo de Termodinâmica Aplicada

Os Engenheiros Mecânicos do ramo de Termodinâmica Aplicada ocupam-se de todos os aspectos relacionados com a produção, utilização e gestão da energia nas suas diversas vertentes, nomeadamente as que dizem respeito ao impacto ambiental. Na formação destes Engenheiros Mecânicos é dada uma especial relevância ao estudo dos fenómenos da mecânica de fluídos, da termodinâmica e da transferência de calor e massa que são essenciais para compreender o funcionamento dos equipamentos térmicos, os quais vão desde as grandes instalações industriais aos equipamentos de climatização e de ar condicionado.

Ramo de Produção

Os Engenheiros Mecânicos do ramo de Produção ocupam-se das áreas de projecto, fabrico, automatização e manutenção de equipamentos mecânicos. As actividades ligadas à gestão industrial fazem igualmente parte das atribuições de muitos destes Engenheiros Mecânicos. A sua formação envolve uma aprendizagem de base teórica, experimental e laboratorial complementada com uma utilização intensiva de computadores.

Ramo de Automação e Robótica

Os Engenheiros Mecânicos do ramo de Automação e Robótica possuem uma formação especializada no domínio da modelação e simulação de processos físicos, da análise e projecto de sistemas de controlo, da automação e robótica e do desenvolvimento de sistemas inteligentes.


A informação contida nesta página é da responsabilidade da equipa de coordenação do curso.