Breve Introdução
The mechanical engineering department of Instituto Superior Técnico is a research-oriented technical department. The activities of the department cover traditional mechanical engineering areas such as; controls, robotics, design, fluids, thermodynamics, engineering materials, manufacturing, and industrial management as well as non-traditional mechanical engineering areas such as bioengineering, mechatronics and environment.
The departament is truly multi-disciplinary in nature and its academic staff has a world-wide reputation in research & development and consulting of public and private organisations. The international experience together with the wide range of expertise directly contributes to the quality of the mechanical engineering course.
International exchange students are welcome provided that he/she meets the prerequisites for the mechanical engineering course. For additional informations please contact the Coordinator of the International Student Exchange.
Historial
No início da sua introdução no Instituto Superior Técnico a licenciatura em Engenharia Mecânica era designada por Engenharia de Máquinas. A actual designação resulta da necessidade destes profissionais de Engenharia possuírem uma formação de espectro mais alargado em que se complementam as áreas tradicionais da Engenharia de Máquinas com outras matérias provenientes da Electrotécnia, da Informática, dos Materiais, da Gestão Industrial e do Ambiente.
A licenciatura em Engenharia Mecânica acompanhou a reestruturação proposta no Decreto Regulamentar nº90/82 de 27 de Novembro que abrangia a totalidade dos cursos de licenciatura do Instituto Superior Técnico em vigor desde 1970.
A estrutura curricular actual da licenciatura em Engenharia Mecânica corresponde a uma revisão iniciada no ano lectivo de 1993/94. A licenciatura encontra-se acreditada pela Ordem dos Engenheiros, pela Fundação das Universidades Portuguesas e foi objecto de uma avaliação internacional no ano de 1996 pelo International Committee of the European Pilot Project for the Evaluation of Higher Education.
Objectivos
O Engenheiro Mecânico é o mais versátil de todos os Engenheiros, podendo estar envolvido na concepção, análise, fabrico, controlo, organização e gestão da produção, automação e manutenção dos mais variados equipamentos industriais. A sua formação académica representa o ponto de encontro de um conjunto muito diversificado de tecnologias.
O Departamento de Engenharia Mecânica do Instituto Superior Técnico acumula a experiência de várias décadas de empenhamento em actividades de ensino e investigação. A diversidade de competências e a qualidade e variedade de equipamentos laboratoriais instalados conferem ao actual Departamento de Engenharia Mecânica do Instituto Superior Técnico a excelência necessária para um ensino de elevada qualidade ao nível da licenciatura, mestrado e doutoramento.
A licenciatura em Engenharia Mecânica do Instituto Superior Técnico desenvolve-se em torno de três áreas de especialização fundamentais: a transformação e utilização de energia, o projecto e fabrico de produtos, equipamentos e sistemas industriais e o controlo e automação de sistemas mecânicos.
O esforço permanente de actualização dos processos educativos, tendo em vista os novos desenvolvimentos tecnológicos, os desafios colocados pela crise energética e pela degradação comprovada do ambiente, a evolução do mercado de trabalho e a melhoria das condições pedagógicas têm obrigado a ajustes regulares da estrutura curricular da licenciatura.
Saídas Profissionais
A Engenharia Mecânica é uma das Engenharias mais solicitadas pelo mercado de trabalho. A formação de espectro alargado dos Engenheiros Mecânicos aliada à sua grande versatilidade permite-lhes uma rápida e fácil adaptação a diferentes empregos. Um estudo recente indica que ao fim de alguns anos de carreira os Engenheiros Mecânicos são dos Engenheiros melhor remunerados. Os Engenheiros Mecânicos conseguem arranjar fácil e rapidamente emprego; cerca de 60% estão empregados ainda antes de concluirem o curso, e cerca de 30% encontram emprego menos de 1 mês após a conclusão do curso.
O mercado de trabalho para o Engenheiro Mecânico é extremamente diversificado merecendo destaque: os gabinetes de projecto, as indústrias de fabricação de equipamentos mecânicos e térmicos, as empresas de produção de energia e climatização, as actividades de manutenção e gestão de operações, as tarefas de avaliação de projectos e consultoria em empresas de serviços (bancos e seguradoras), as actividades técnico-comerciais e os laboratórios de investigação e de desenvolvimento industrial.
Coordenadores
A informação contida nesta página é da responsabilidade da equipa de coordenação do curso.