Disciplina Curricular
Interfaces Pessoa Máquina IPM
Licenciatura Bolonha em Engenharia Informática e de Computadores - Taguspark - LEIC-T 2006
Contextos
Grupo: LEIC-T 2006 > 1º Ciclo > Ciências da Engenharia Informática
Período:
Peso
7.5 (para cálculo da média)
Objectivos
Aprender os princípios e regras fundamentais para a concepção e desenvolvimento de Interfaces Utilizador usáveis. Identificar os utilizadores e as tarefas que estes desejam realizar com o sistema interactivo a ser desenvolvido. Saber avaliar as interfaces em diferentes fases do seu desenvolvimento, aplicando as técnicas de avaliação que mais se adequam. Identificar os factores críticos no desenho de interfaces. Compreender e adoptar compromissos entre as várias restrições a que está sujeito o desenho da interface. Enquadrar o desenho de interfaces no projecto de engenharia informática.
Programa
Introdução Introdução e Apresentação Sistemas Interactivos e Eng. de Usabilidade II - Perceber os utilizadores e as Tarefas Análise de Tarefas I e II Factores Humanos I e II III - Desenho de Sistemas Interactivos Modelos Mentais e Conceptuais I e II Prototipagem IV - Avaliação Por Peritos (Aval. Heurística) Preditiva (Modelos de Utilizador) Com Utilizadores Análise dos Dados da Avaliação V - Desenho e Construção de Interfaces Visuais Dispositivos de Interacção Estilos de Interacção Desenho de Ecrãs Documentação e Ajudas VI - WWW Desenho de Páginas Web Padrões de Desenho Web Personalização de Homepages e Standards VII - Desenvolvimento e Toolkits Model-View-Controller Toolkits (saída) Toolkits (entrada)
Metodologia de avaliação
Exames - 40% ; Aulas de Laboratório - 25% ; Projecto da Cadeira - 35%