Disciplina Curricular
Computação Gráfica CGra
Licenciatura Bolonha em Engenharia Informática e de Computadores - Taguspark - LEIC-T 2006
Contextos
Grupo: LEIC-T 2006 > 1º Ciclo > Ciências da Engenharia Informática
Período:
Peso
4.5 (para cálculo da média)
Objectivos
Esta unidade curricular pretende fornecer conhecimentos básicos sobre computação gráfica interactiva. São leccionados os fundamentos da representação e criação de imagens sintéticas a partir de cenas tri-dimensionais. Neste âmbito os alunos verão dominar as transformações geométricas elementares e compreender o funcionamento do pipeline de visualização 3D e dos seus andares principais. No final, os alunos estarão preparados para desenhar e desenvolver aplicações gráficas interactivas.
Programa
Enquadramento e conceitos fundamentais; Matemática para CG (inclui trigonometria e matrizes); Introdução ao three.js Transformações Geométricas: Transformações geométricas planas elementares; Transformações em coordenadas homogéneas; Transformações em três dimensões; Composição de transformações geométricas; Matriz de transformação composta. Grafos de cena; Manipulação de matrizes em three.js. Programação baseada em acontecimentos, animação e colisões. Pipeline Gráfico: Visualização e projecção; Câmara Virtual Simples; Visualização e Projecção em three.js; Iluminação (modelo de Blinn-Phong); Sombreamento (Flat, Gouraud e Phong) Recorte (Cohen-Sutherland e Sutherland-Hodgman) e remoção de superfícies ocultas. Operações sobre fragmentos: memórias-tampão e mapeamento de texturas. Novas arquitecturas hardware/software em Computação Gráfica.
Metodologia de avaliação
Teórica: Avaliação por dois testes Nota mínima no conjunto dos dois testes: 9.5 Avaliação de quatro laboratórios, ponderada pelas presenças efectivas Nota mínima no conjunto dos quatro laboratórios: 9.5 Nota final: média das componentes (não arredondadas) teórica e laboratorial